Limeira do Oeste adere ao Parlamento Jovem de Minas Gerais

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Na última sexta-feira (31/03), aconteceu na Câmara Municipal de Limeira do Oeste, a abertura do Parlamento Jovem em Limeira do Oeste.

Cada ano é desenvolvido uma temática:

2004 – Direitos Sociais e Coletivos

2005 – Redução da Maioridade Penal

2006 – Ética na vida pública e cidadania

2007 – Educação: inclusão e qualidade

2008 – Jovem e violência: provocador ou vítima?

2009 – MEIO-PASSE, CÂMERAS EM ÔNIBUS E INCLUSÃO DE DEFICIENTES POLARIZAM OS DEBATES NA PLENÁRIA FINAL

2010 – GRUPOS PRIORIZARAM CONSÓRCIOS PARA USINAS DE RECICLAGEM E DESCARTE DE LIXO TECNOLÓGICO

2011 – POLÍTICAS DE COMBATE AO USO DE DROGAS

2012 – Várias sugestões enfocam inclusão digital; documento final será encaminhado à Comissão de Participação Popular.

2013 –  “Cidades Sustentáveis – Desafio para as Novas Gerações”.

2014 – Parlamento Jovem aprova propostas para a terceira idade

2015 – Segurança Pública e Direitos Humanos

2016 – Mobilidade urbana – aonde da pra chegar?

2017 – Educação Política – conhecer e participar.

Segundo o site https://www.almg.gov.br/educacao/parlamento_jovem/    PARLAMENTO JOVEM DE MINAS

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros, que cria para os jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.

O projeto existe desde 2004 e é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), e a PUC Minas, por meio do Instituto de Ciências Sociais (ICS) e da Pró-reitoria de Extensão (Proex). Atualmente se realiza em parceria com diversas câmaras municipais mineiras.

A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação que permitem a vivência.

OBJETIVOS

Estimular a formação política e cidadã de estudantes dos ensinos médio e superior, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento.

Incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de educação para a cidadania e fortalecer o Legislativo municipal.

Propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões.

Levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade.

Segundo o Vereador Leandro da Saúde ele que teve a iniciativa de inscrever a Câmara Municipal de Limeira do Oeste nesse projeto, sendo o Coordenador  “Quero primeiramente agradecer a Deus pela oportunidade que tive em conseguir trazer o parlamento jovem para Limeira do Oeste. E também agradeço aos colegas vereadores, funcionárias da Câmara, todos que apoiaram esta minha iniciativa e em especial todos os Alunos e nossa palestrante da noite Terezinha Severino. Este projeto visa a Educação política e Cidadã para jovens do ensino médio. Uma das esperanças da reforma política no país. Conto com vocês jovens e amigos. Quê Deus nos abençoe sempre.

Fonte: Segundo o site https://www.almg.gov.br/educacao/parlamento_jovem/    PARLAMENTO JOVEM DE MINAS

- Publicidade -