O tema da palestra foi Auto-estima e empoderamento feminino com a Palestrante a psicóloga Ana Paula Basílio que é graduada em Psicologia pela Fundação Educacional de Fernandópolis em 2009, especialista em Psicologia da Saúde pela FAMERP – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto em 2011, aprimoramento em psicologia da saúde pelo Hospital de Base de São José do Rio Preto, entre 2010 e 2012, possui experiência na área de Psicologia, Psicologia cognitiva comportamental e psicologia da saúde, além de formação na área de artes cênicas e atualmente atua como psicóloga clínica e docente da FAMA – Faculdade Aldete Maria Alves e Colégio Anglo de Ensino ambos na cidade de Iturama MG.
“Empoderamento feminino é a consciência coletiva, expressada por ações para fortalecer as mulheres e desenvolver a equidade de gênero. É uma consequência do movimento feminista e mesmo estando interligados,são coisas diferentes. Empoderar-se é o ato de tomar poder sobre si”. (internet)
A Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), desenvolveu uma lista com 07 princípios básicos do empoderamento feminino no âmbito social e profissional:
• Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.
• Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.
• Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.
• Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.
• Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.
• Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.
• Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.
Texto retirado do site abaixo.
Sugestão para leitura:
https://www.significados.com.br/empoderamento-feminino/