O Parlamento Jovem de Minas chega em 2018 à sua 15ª edição. Com o tema Violência contra a Mulher, no dia (09/04) foi realizado o lançamento do projeto na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O projeto acontecerá em 88 Câmaras Municipais em Minas Gerais.
Em 2017 Limeira do Oeste aderiu ao projeto “Parlamento Jovem” em parceria com a Escola do Legislativo da Assembléia de Minas Gerais, na Câmara Municipal de Limeira do Oeste, sobe a coordenação do Vereador Leandro de Souza Carvalho o qual permanece até hoje.
Segundo o vereador para o site da Câmara Municipal de Limeira do Oeste “O parlamento jovem é um projeto que tive a iniciativa de buscar para nossa cidade, através da Câmara municipal em parceria com Assembleia Legislativa de MG, PUC Minas e a Escola Estadual Izoldino Soares de Freitas. Tendo como objetivo a Educação Política e Cidadã de jovens. Este projeto é de grande importância para o desenvolvimento da sociedade, é uma das grandes esperanças da reforma política do país”.
Para 2018 o tema do Parlamento Jovem de Minas é: “Violência contra a mulher”, com os seguintes subtemas:
• 1º subtema: Violência doméstica e familiar;
• 2º subtema: Violências nos espaços institucionais de poder;
• 3º Subtema: Violência e assédio sexual.
No último dia (11/04), foi realizada na Câmara Municipal de Limeira do Oeste uma Palestra com o tema: “Violência contra a mulher”, que foi ministrada pela 2ª Sgt Cíntia dos Santos Rodrigues. Em 2011 foi regulamentado na Polícia Militar o serviço de Prevenção a Violência Doméstica (SPVD), que insere vítimas em programas de acompanhamento que realiza os encaminhamentos à rede de proteção e atuar junto às vítimas.