Para salvar os esquecidinhos que só escolhem onde ver as partidas do mundo no últimos 15 minutos do segundo tempo, o Google vai mostrar no mapa onde ficam quais restaurantes e bares exibirão os jogos da Copa 2018.
Essa informação será fornecida pelos próprios estabelecimentos comerciais, à medida que ativarem a opção “bom para assistir a esportes” em seu perfis no Google Maps. Esses lugares serão indicados com o ícone de uma bola de futebol.
Também dará para ver na plataforma de mapas do Google se o lugar vai transmitir as partidas. Mas, uma vez que esse detalhe estiver dentro das plataformas do Google, será possível descobri-la de outros jeitos. Bastará digitar no mecanismo de busca “Lugares próximos que exibirão jogos da Copa” ou perguntar por isso no Google Assistente, e a resposta será dada em forma de uma lista com as possível opções.
Outra opção para descobrir novos locais para ver jogos da Copa é a aba “Explorar“, que reunirá um conjunto de opções selecionadas pelo Guia da Semana em 13 cidades pela América Latina.
O negócio da Copa do Mundo
Essa e outras ferramentas foram desenvolvidas pelo Google especialmente para a Copa, já que durante o evento esportivo o buscador é inundado de pesquisas a respeito do torneio. E, como a maior parte da receita da empresa vem de anúncios publicitários em seu motor de busca, essa também é hora de faturar.
Por isso, a empresa reforçou o tratamento dado às informações exibidas em sua ferramenta de busca sobre os times da Copa. Quem buscar por um país em particular verá estatísticas, próximos jogos, últimas notícias e vídeos da cobertura oficial. Durante as partidas, as informações mudam: entrarão em cena os lances do jogo, expulsões, cartões e gols.
Quem tiver smartphones Android, o sistema operacional do Google, possível fixar um placar eletrônico na tela do celular para acompanhar os jogos que estiverem acontecendo.
“Dessa forma, enquanto você vê o Brasil jogar, vai poder ficar de olho na partida da Argentina. Sabe como é, né“, brincou Berthier Ribeiro-Neto, diretor de engenharia do Google para América Latina.
Segundo o executivo, o Google deslocou engenheiros do Brasil para criar essas ferramentas, porque a ideia era envolver no projeto “engenheiros que vivem o futebol“. Ele conta que tiveram de ir até a sede da empresa, na Califórnia, nos Estados Unidas, para mostrar a relevância do evento. “Quando você olha o mundo, tem futebol de um lado e todos os outros esportes combinados de outro.”