Em Fevereiro em uma reunião na Câmara Municipal de Limeira do Oeste, foi apresentado o Projeto Pró Mananciais (Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação de Mananciais) que é desenvolvido pela Copasa em vários Municípios Mineiros o qual foi Aprovado pela Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae MG). Para a consecução dos objetivos previstos neste Programa, a Copasa, como empresa concessionária de serviços de abastecimento de água, investirá no mínimo o equivalente a 0,5 % (zero vírgula cinco por cento) do valor total de sua receita operacional de água.
O programa foi implantado pela Copasa em dezembro de 2016, e vem envolvendo as comunidades e parceiros em várias regiões do Estado. O Pró-Mananciais já funciona em 118 cidades e a meta é alcançar 164 municípios, com 200 hectares de mudas plantadas no Estado, até o final de 2018.
As etapas do Programa em Limeira do Oeste têm como objetivo proteger a Micro Bacia do Ribeirão do Reserva, aonde é realizado a captação de água pela Copasa. A sensibilização dos proprietários rurais foi feita através de uma reunião onde foram passados todos os problemas detectados em um trabalho científico realizado pela Engenheira Sanitarista e Ambiental Franciély Covizzi Costa e publicado na revista Rbai (Revista Brasileira de Agricultura Irrigada) de Fortaleza CE.
O Pró-Mananciais é formado pelo Coletivo Local de Meio Ambiente (COLMEIA), em parceria com as Usinas Coruripe, Usina Vale do Pontal, Prefeitura Municipal, Emater e os proprietários rurais no entorno do Ribeirão do Reserva.
Em seguida realizaram-se o muro das lamentações e a Oficina do Futuro e apresentação do Plano de Ação que são: o cercamento das APPs e matas ciliares, reflorestamento de APPs e nascentes, adequadação de estradas, construção de bebedouros, fossas sépticas, curvas de níveis, regularização de aterros e erosões.
Fonte: Engenheira Sanitarista e Ambiental Franciély Covizzi Costa