Uberaba escolhida por empresa chinesa de montagem de motos elétricas.

Foto: André Santos
- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
Foto: André Santos

Será em Uberaba a instalação da empresa Vinco Motos Elétricas que vai trazer a tecnologia das motos elétricas TAILG, diretamente da China. Os empresários Yixian Ding e Haiding Zhang e o sócio brasileiro, o engenheiro civil Edmilson Camilo de Melo, foram recebidos pelo prefeito Paulo Piau, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes. Apresentando dois exemplares de motos elétricas no gabinete do prefeito, os empresários destacaram a abertura do município e o importante papel das Leis de Incentivo e do Parque Tecnológico para a decisão de prospectarem os negócios em Uberaba. Os chineses anunciaram a doação de uma das motos para a frota da Prefeitura, em forma de agradecimento à receptividade.

Paulo Piau destacou o trabalho que tem sido feito para mostrar Uberaba ao mundo. “Oferecemos nossa cidade para os investimentos e estão vendo isso com bons olhos, como é o caso desses chineses. Já estamos montando um protocolo de intenções, que é um primeiro documento formalizado. É uma busca de geração de empregos e renda para Uberaba. É o início de uma conversa que tenho certeza que será efetiva, e mais ainda, com desenvolvimento de tecnologia, como as baterias para veículos elétricos”.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, a novidade representa resultado do trabalho do prefeito e da equipe em estabelecer contato no mundo todo. “As pessoas vão tomando conhecimento do que Uberaba tem a oferecer, e não somos mais um ponto qualquer no mundo, mas sim uma cidade com estrutura e vocação logística que está pronta para receber investimentos internacionais. A chegada desta empresa é motivo de muita alegria e ela deve se instalar no Parque Tecnológico, também objetivando a interação com universidades e o diálogo com nossas engenharias”.

José Renato destaca que o Parque Tecnológico representa, para Uberaba, um grande diferencial. “A escolha deles por Uberaba vem de encontro a um trabalho que vem sendo feito há muito tempo, por meio do Parque Tecnológico. Além disso, temos uma lei de incentivo atrativa, destacada pelos empresários, uma lei premiada pelo Sebrae. Uberaba é uma cidade diferenciada e temos todas as condições, portanto, de receber qualquer tipo de empreendimento, e não perdemos oportunidades. O trabalho está focado e temos tratado isso com muita determinação, visando à geração de empregos e renda para nosso Município”.

O engenheiro civil Edmilson Camilo de Melo, que é sócio dos chineses no projeto da Vinco Motos Elétricas, tem relações de negócios em Uberaba e destaca que o município tem hospitalidade e, principalmente, atrai atenção pelo projeto do Parque Tecnológico. “Estamos sendo inseridos neste contexto do Parque e sentimos que a legislação de incentivos que Uberaba criou, além do empreendedorismo do prefeito e sua equipe, refletiu na nossa escolha. Estamos na fase dos sonhos que se encaminham para a realidade, e vamos iniciar agora parte formal e jurídica”.

Segundo o empresário Haiding Zhang, as motos elétricas são na China um produto com muita tecnologia com zero consumo de combustível e zero de poluição. “Fizemos pesquisas e os impostos do Brasil são um desafio, porque queremos vender nossas motos a baixo custo”.

Fundada em 1998, TAILG é fabricante profissional chinesa especializada em pesquisa e desenvolvimento, fabricação, comercialização e serviços de veículos de energia sustentável. Seus produtos incluem bicicleta elétrica, scooter elétrico, bicicleta elétrica especial, triciclo elétrico e outros veículos. TAILG ocupa o top 4 na China e tem 5638 lojas exclusivas em todo o mundo. Suas quatro bases de produção principais estão em Shenzhen (sede), Dongguan, Wuxi e Tianjin.

- Publicidade -