Produções serão avaliadas por equipe responsável pelo registro dos profissionais
Nesta quinta-feira (21/3), a partir das 9h, profissionais da região do Triângulo Mineiro, que ainda não possuem a Carteira Nacional do Artesão, vão ter a oportunidade de apresentar suas produções para avaliação da equipe responsável pelo registro dos profissionais no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro, em Uberaba (Memorial Chico Xavier – Avenida João XXIII, 2011). A iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, faz parte das ações em comemoração à III Semana do Artesão Mineiro.
A expectativa é de que mais de 40 profissionais dos municípios de Araguari, Planura, Araporã, Iturama, Fronteira, Uberaba, Uberlândia e Veríssimo, que realizaram um agendamento prévio, participem do encontro. “A iniciativa representa uma forma de interiorizar as ações do governo para ampliar o atendimento ao artesão no interior”, ressalta a diretora de Desenvolvimento do Artesanato, Rafaella Paulinelli. Na oportunidade, também será promovida uma roda de conversa para orientação e esclarecimentos aos profissionais.
A Carteira Nacional do Artesão é importante para que o profissional possa participar de editais de feiras e eventos de artesanato, tanto no âmbito estadual, quanto federal. Também possibilita descontos em estabelecimentos conveniados, para compras de matérias-primas e de insumos para produção artesanal. E viabiliza a participação em ações de empreendedorismo do Sebrae-MG.
A diretora Rafaella lembra, ainda, que, com o cadastramento dos artesãos, é possível um mapeamento das tipologias trabalhadas (vocação regional) para que sejam promovidas políticas públicas voltadas ao setor.
A Carteira Nacional do Artesão é um documento de identificação e valorização do artesão instituído pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), atual Ministério da Economia (ME).
O evento promovido pela secretaria está na programação do Fórum Regional do Artesanato em Uberaba, que é realizado pela Federação do Artesanato Mineiro (FAM).
Artesãos de todo o estado interessados em se cadastrar no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro podem entrar em contato com a secretaria: (31) 3915-2938.