Ela e a usina de Três Irmãos estão com capacidade bem acima das demais; Água Vermelha está abaixo dos 50%
O reservatório da usina hidrelétrica de Ilha Solteira está com quase 100% da capacidade em uma época que não é muito comum. Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o reservatório está com 95,68%, sendo que estava 81,81% no mesmo mês do ano passado.
Em janeiro, o reservatório estava com 55,91% da capacidade, mas a chuva neste ano ajudou e o reservatório encheu. No reservatório de Ilha Solteira, a água já avançou 50 metros na prainha da cidade e se aproxima de lanchonetes no local.
A maioria dos reservatórios de usinas da região está com a capacidade acima dos 85% (veja abaixo). A exceção é a usina de Água Vermelha, em Ouroeste (SP), abaixo dos 50%.
• Marimbondo: 88,21%
• Ilha Solteira: 95,68%
• Três Irmãos: 96,50%
• Água Vermelha: 43,10%
Mesmo com os reservatórios das usinas da região bem perto da capacidade máxima, neste mês está valendo a bandeira amarela na conta de energia elétrica. Segundo Jefferson Nascimento, que é do Conselho Nacional de Recursos Híbridos e professor da Unesp de Ilha Solteira, isso acontece porque a situação não é a mesma no Brasil inteiro.
“Tivemos chuvas em abril, que é atípico, chuvas em maio, e isso agrega água ao reservatório, um valor muito acima da expectativa desse ano. Mas isso não é igual em todas as usinas, em Água Vermelha está com 43% e no Nordeste teve seca, começou agora a chuva. E o ONS verifica onde está produzindo mais para onde não está produzindo tanto e depois reverte isso, e fica balanceado o sistema”, afirma.
Já o Operador Nacional diz que além das chuvas atípicas de abril, as usinas de Ilha Solteira e Três Irmãos não produziram muito energia e com isso os reservatórios encheram bastante. Isso é para evitar que a hidrovia Tietê Paraná não sofresse com uma possível baixa do nível.