Entrega de touro P.O. Gir Leiteiro através da Epamig para Comunidade de Carneirinho/MG

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e a Emater-MG realizam na última quinta-feira, (13/06) em Carneirinho, o Curso de Manejo e Nutrição de Gado Leiteiro. Na oportunidade, os pesquisadores André Penido Oliveira e Leonardo de Oliveira Fernandes trataram de temas como Manejo Reprodutivo e Amansamento de novilhas no pré-parto visando melhoria do temperamento na ordenha e Manejo do sistema de produção do Gir Leiteiro da EPAMIG. (Práticas de ordenha, pastagens, alimentação e reprodução).
O curso é uma ação do projeto Socialização e Tecnologia do Reprodutor Gir Leiteiro da Epamig, que disponibiliza reprodutores do Programa de Melhoramento Genético da Empresa a associações pequenos produtores. “A oferta desses animais de alto potencial genético acontece por meio de um edital da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além de disponibilizar o reprodutor, os pesquisadores da Epamig deram um treinamento para os associados que farão uso coletivo do animal, buscando o melhoramento genético do rebanho”, conta Reginério Soares Faria, coordenador do projeto.
Na ocasião, foi feita a entrega oficial do reprodutor Gir Leiteiro, com a presença do presidente da Associação de Produtores Rurais União da Cascalheira, Jerônimo Barreto da Cunha, do extensionista agropecuário da Emater-MG, Leonardo Santana Santos, do Secretário de Agricultura e representante do poder executivo no Município de Carneirinho, Leonardo Carvalho Vilela de Lima, Tesoureiro do Sindicato dos Produtores Rurais de Carneirinho, Grimoaldo Ferreira de Lima, representando o poder legislativo o Vereador Ernesto Carneiro Leão Neves Vilela (Ernestinho) e do coordenador do projeto, Reginério Faria.
O evento teve como socialização um delicioso café da manha, almoço e fechou com um lanche para os convidados. Ao todo estiveram presentes entre associados, corpo técnico e autoridades locais aproximadamente 35 pessoas.
Após a solenidade os participantes da associação juntamente com o extensionista Leonardo Santana criaram um regimento interno contando com 3 representantes para a administração do reprodutor e traçaram um cronograma de utilização do touro com nome “TARDO DA EPAMIG” que tem idade de 22 meses mas já conta com todos os exames de brucelose, tuberculose e andrológico o touro tem em sua genealogia genética de touros renomados da raça como Xiato da Epamig, C.A. Sansão e C.A. Eveste. Este animal ficará aproximadamente 42 dias em cada propriedade respeitando um limite inicial de até 20 matrizes por reprodutor por ser um animal ainda jovem.

- Publicidade -