Curso de Capacitação gratuito sobre produção artesanal de derivados do leite em Limeira do Oeste

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A Secretaria Municipal de Cultura em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MG) realizou curso de Derivados do Leite no dia (14/08), as orientações práticas e teóricas foram repassadas pela extensionista de bem estar social da EMATER de Carneirinho, Sandra Maria de Souza que ministrou o curso na sede da Secretaria.

Durante o curso que teve duração de 08 horas os participantes aprenderam o passo-a-passo da produção de derivados do leite, atendendo às normas de higiene e segurança, passando por questões técnicas, até o preparo de produtos. Eles puderam aprender as técnicas do curso de Doce de Leite, processo de pasteurização do leite para a produção de queijo, doce de leite com maracujá, doce pé de moleque e doce de leite com ameixa.

A importância desse curso que visa à produção de produtos com qualidade e preparar o produtor para o mercado de trabalho na geração de renda familiar. Com isso a Secretária de Cultura Divina Covizzi realizou no aniversário de Limeira do Oeste que aconteceu no dia (29/06) a Feira Gastronômica e Cultural com a Prefeitura Municipal em parceria com os produtores rurais e os feirantes. E no dia (31/08) para finalizar a 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais foi realizada no Barracão da Feira Livre a Feira Gastronômica com alimentos tradicionais, apresentação do Queijo Minas Artesanal do Triângulo com degustação e derivados do leite.

O setor de Patrimônio Cultural (SEMPAC) está realizando o inventário do Queijo a motivação do inventário é deixar registrado o modo de fazer o “Queijo” tão apreciado pela comunidade. É uma culinária repassada pelas nossas avós. A comercialização dessa iguaria sempre foi um dos principais alimentos da nossa culinária mineira e regional. O modo de fazer é peculiar de cada região. Estamos inventariando o modo de fazer da região do Pontal do Triangulo Mineiro.

- Publicidade -