A Escola Municipal Antonio Vicente Fonseca mais uma vez vem cumprir com um dos seus principais objetivos com a educação e formação cultural de seus alunos, quando prioriza como tema gerador para as atividades de 2019 “Projeto Valores – Uma ação para mudar o mundo”. A Diretora Sandra Regina Correa ressaltou que “Queremos com esta abordagem encaminhar o trabalho com os nossos alunos dentro de princípios de consciência moral e cidadania, para atuarem na sociedade como atores e não como meros espectadores. Partindo do princípio de que somos todos responsáveis pela mudança que queremos no mundo, e baseados na nossa proposta pedagógica é que escolhemos o “Bullying” para ser trabalhado dentro da escola e fora dela, como uma questão social que vem abalando a sociedade, quando jovens se reúnem em lugares pré-determinados para agredir ou maltratar ameaçando e coagindo como forma de prazer”.
Ainda segundo a Diretora “Situando-se este Projeto no âmbito da responsabilidade social, as incursões no universo social devem ser entendidas como uma maneira de conscientizar o ser humano a compreender melhor as questões e os problemas que ele enfrenta no seu cotidiano. E conscientes que as diferenças sociais existentes em nosso país são imensas, precisamos encaminhar os alunos dentro da conduta da cidadania para atuarem intensamente na sociedade cheia de desafios. Um desses desafios é a prática do BULLYING, cada vez mais presente na sociedade, em nossas escolas, nos nossos alunos, o que nos causa uma grande preocupação”.
Segundo a professora Lessandra Fernandes “O Projeto “Todos Contra o Bullying” realizado pela disciplina de Ensino Religioso na Escola Antonio Vicente Fonseca coordenado por ela e pela companheira de disciplina, a professora Ilce Elaine e parceria com demais funcionários e pais parceiros da escola que aderiram ao projeto e abrilhantaram ainda mais a campanha de combate ao Bullying.
O Bullying já é considerado um problema de saúde pública no Brasil. E a cultura de paz faz parte do ideal pedagógico da nossa escola, tentando amenizar esse problema elaboramos um projeto para colocar em prática ações com conteúdos para evitar essa forma de agressão. Criamos o dia “D” onde todos se vestem com camisetas de conscientização do combate ao Bullying”.
E para finalizar a Diretora da Escola Sandra disse “Não se trata somente de fazer uma revolução com relação ao BULLYING, mas sim de contribuir para uma melhor compreensão do tema. Assim, escolhemos este projeto como meio de ensinar aos alunos estratégias antibullying, oferecendo suporte moral através de dinâmicas, rodas de conversa, filmes elucidativos, aulas expositivas e palestras sobre como agir diante do problema, visando uma melhor convivência e harmonia entre os alunos.