I SEMINÁRIO REGIONAL DE TURISMO DO TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA É REALIZADO EM ITURAMA/MG

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

I Seminário Regional de Turismo do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, foi realizado nos dias 08 e 09 de Outubro no Centro Cultural – Vila Olímpica em Iturama.

Além da exposição de artesanatos, culinária e cachaça com degustação da tradicional comida típica do tropeiro, houve também apresentações artísticas de capoeira, banda de música Santa Rosa e show de violão & viola com Talis &Taironi e jantar.

O turismo Uberabense, por meio do projeto Geopark Uberaba – Terra de Gigantes foi destaque, além do Turismo de Capitólio e o queijo Senzala de Sacramento.

As palestras, debates, foram com temas bem diversificados e amplos discutidos com todos os presentes.

  • Programa de Regionalização do Turismo – Novo Decreto de Regionalização
  • Plano Municipal de Turismo
  • Mapa do Turismo Brasileiro – Relatórios Gerenciais
  • Desenvolvimento do turismo entre governos, pessoas, empresas, promovendo a troca de conhecimento e o crescimento econômico na região; Luiz Carlos de Pádua – Vice Pres. do Circuito Nascente das Gerais e Canastra, Empresário de Sucesso de Capitólio;
  • ICMS turismo, sua importância e como conseguir – Igor Araújo Diniz – presidente da FECITUR – Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais;
  • Patrimônio histórico cultural e o turismo – Eliana Garcia Vilas Boas Licenciada em História pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro Pós-graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio;
  • Destinos indutores – caso de sucesso – cidade de Araxá – Sec. Des. Econ. Inovações Tecnológicas e Turismo – Saulo Aguiar
  • Patrimônio Histórico Cultural – Iturama – Marinez da Paula Queiroz

Segundo a Agente de Desenvolvimento e Diretora Executiva do Circuito Turístico Fátima Mafra “O evento foi um sucesso, porque todo assunto tratado no Seminário vem fortalecer e promover o desenvolvimento da região, para os municípios se prepararem para ter oportunidades para captar recursos e estarem preparados quando esses recursos já saírem, uma vez que os governos vão liberar o processo de desenvolvimento, infraestrutura, tudo pelo Turismo, então, isso é para alinhar as novas leis estaduais e leis federal, para que os municípios se organizem para poderem participar desses projetos futuros que estarão acontecendo, os municípios preparados vão ter acesso e aqueles que ainda não estão, acabam ficando fora ou com uma parte pequena dessas oportunidades”.

“Lembrando que o Turismo não é só nos grandes centros, só nas cidades praianas, que nós também temos as nossas riquezas, os nossos potenciais, então agente tem que privilegiar os municípios da nossa região e oportunizar todo mundo de gerar negócios, oportunidade de investimento, então essa RTA foi exatamente isso, foi uma reunião técnica para alinhamento, oportunizar os municípios para conhecer as novas leis e instruir mesmo como fazer isso”.

Finalizou dizendo “Quero agradecer todos em nome do Circuito Turístico Alta Mogiana que vieram para contribuir com os municípios”.

Estiveram presentes no Seminário as cidades de Iturama, Limeira do Oeste, Carneirinho, União de Minas, Monte Santo de Minas, Uberaba, Itapagipe, São Francisco de Sales, Sacramento, Cachoeira Dourada, Araguari, Planura, Conceição das Alagoas, Comendador Gomes, Paracatu, Belo Horizonte,Iguarapava/SP, Miguelópolis/SP, Fronteira, entre outras cidades.

- Publicidade -