O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e o Setor de Patrimônio Cultural na Secretaria Municipal de Cultura de Limeira do Oeste recebeu o “Pedido de Registro de Bem Imaterial Festa de Santos Reis” , na categoria Celebração”.
Após análise o pedido foi aprovado por unanimidade por todos os conselheiros.
A festa acontece a mais de 50 anos e envolve toda a região, representa nossa tradições e nossa cultura religiosa.
Limeira do Oeste sempre manteve a tradição das Folias de Reis. A Secretaria de Cultura começou a fazer a contagem das festas e o registro dos festeiros deixando em arquivo, como segue abaixo:
Em 2007 na época o Pároco Padre Tim da Paróquia de São Pedro e São Paulo de Limeira do Oeste teve a ideia de iniciar essa Celebração na Paróquia e a primeira festa de Santos Reis foi realizada por Maurílio popularmente conhecido como Fati e sua esposa Sirley. Em 2008 na segunda edição os festeiros foram Márcia e seu esposo Edilberto, em 2009 os festeiros foram Paulinho da CNB e sua esposa Marly, já em 2010 o quarto ano da festa os Reis o casal de festeiros foram Sebastião Barcelos (Tiãozinho) e Rita de Cássia, em 2011 os festeiros foram Cleonice Covizzi e Zeza que foi representado por seu filho Rodrigo, em 07 de janeiro de 2012 a festa foi realizada pelo casal Venceslau e Silvana. A festa de Santos Reis do ano de 2013 os festeiros foram Délio Bindela e a esposa Marilza, já no ano seguinte 2014 os festeiros foram Natal e Lora, em 2015 foram os irmãos Wanderson e Cristiane Maroca, já em 2016 o evento foi realizado pelo atual Padre da Paróquia de São Pedro e São Paulo o Pároco Padre Altair e Patrícia Cancella, no ano passado em 2017 os festeiros foram Nice e Nivaldo e em 2018 em sua 12ª edição os Festeiros foram o Prefeito Pedro Socorro e sua irmã Maria Helena Galicioli dos Santos. Os próximos festeiros serão Antônio Filho e Eliane e a festa acontecerá em Janeiro de 2020.
Foi feito todo levantamento no município e o Processo de Registro está em sua fase final aguardando o Decreto e a anuência do Prefeito Municipal.