Mobilização Social de Prevenção ao Câncer de Boca em Limeira do Oeste

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

No dia (12),  os profissionais da área da Saúde Bucal Dr. Carlos e Dra. Nádia dentistas da Unidade Básica de Saúde do Bairro São João e Dra. Larissa da Unidade Básica de Saúde do Bairro Joamário, organizaram um evento muito importante para comunidade de Limeira do Oeste, na Feira Livre da cidade.

Esses profissionais juntamente com a Auxiliar de Saúde Bucal Renata, fizeram orientações da importância dos cuidados com a saúde bucal e orientações da prevenção do Câncer Bucal com entrega de panfletos e orientação para o mesmo.

Durante o evento esteve presente o Secretário Municipal de Saúde, Eder Aguiar Teixeira como um dos maiores apoiadores para inciativa dos profissionais, e a Assistente Social do Núcleo de Ampliado da Saúde da Família (NASF) Edilaine que ajudou a organizar o evento com os profissionais da Saúde Bucal.

Os profissionais além das orientações e conscientização da Prevenção do Câncer de Boca, também verificaram pressão arterial e glicemia capilar dos que visitaram o stand.

Participaram aproximadamente mais 80 pessoas nesse dia, sendo um sucesso de pessoas da comunidade envolvidas com os profissionais.

De 5 à 9 de novembro aconteceu a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal no país. O período, previsto na Lei nº 13.230/2015, é realizado sempre na primeira semana de novembro. O  objetivo da data é estimular junto aos gestores e à população, ações preventivas, campanhas educativas, debater políticas públicas, apoiar atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil, entre outros.

Durante toda  a ação desenvolvida pelos profissionais da Saúde Bucal, fizeram encaminhamentos para que os interessados procurassem os serviços de odontologia das Unidades Básicas de Saúde do Município.

O que é o Câncer da Boca

O câncer da boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. É mais comum em homens acima dos 40 anos, sendo o quarto tumor mais frequente no sexo masculino na região Sudeste. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.

O que Aumenta o Risco para o Câncer de Boca

A parte posterior da língua, as amígdalas e o palato fibroso fazem parte da região chamada orofaringe e seus tumores têm comportamento diferente do câncer de cavidade oral.

Tabagismo:  Quem fuma cigarro ou utiliza outros produtos derivados do tabaco, como cigarro de palha, de Bali, de cravo ou kreteks, fumo de rolo, tabaco mascado, charutos, cachimbos e narguilé, entre outros,tem risco muito maior de desenvolver câncer de boca e de faringe do que não fumantes. Quanto maior o número de cigarros fumados, maior o risco de câncer.

Consumo regular de bebidas alcoólicas.

Exposição ao sol sem proteção representa risco importante para o câncer de lábios.

Excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de boca.

Exposição a óleo de corte, amianto, poeira de madeira, poeira de couro, poeira de cimento, de cereais, têxtil e couro, amianto, formaldeído, sílica, fuligem de carvão, solventes orgânicos e agrotóxico está associada ao desenvolvimento de câncer de boca. Os trabalhadores da agricultura e criação de animais, indústria têxtil, de couro, metalúrgica, borracha, construção civil, oficina mecânica, fundição, mineração de carvão, assim como profissionais cabeleireiros, carpinteiros, encanadores, instaladores de carpete, moldadores e modeladores de vidro, oleiros, açougueiros, barbeiros, mineiros, canteiros, pintores e mecânicos de automóveis podem apresentar risco aumentado de desenvolvimento da doença.

Infecção pelo vírus HPV está relacionado a alguns casos de câncer de orofaringe.

Como Prevenir o Câncer de Boca

Não fumar

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

Ter alimentação rica em frutas verduras e legumes

Manter boa higiene bucal

Usar preservativo (camisinha) na prática do sexo oral.

Sinais e sintomas

Os principais sinais que devem ser observados são:

Lesões (feridas) na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, que podem apresentar sangramentos e estejam crescendo.

Manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas

Nódulos (caroços) no pescoço

Rouquidão persistente

Nos casos mais avançados observa-se:

Dificuldade de mastigação e de engolir

Dificuldade na fala

Sensação de que há algo preso na garganta

Dificuldade para movimentar a língua

Fique atento a esses sinais e a mudanças na coloração ou aspecto da sua boca. No caso  de anormalidades, procure um profissional de saúde.

 

Detecção precoce do Câncer de Boca

É  imprescindível estar atento ao surgimento de qualquer sinal de alerta. Diante de alguma lesão que não cicatrize em um prazo máximo de 15 dias deve-se procurar um profissional de saúde (dentista ou médico para a realização do exame completo da boca). Aproveite as consultas com o dentista para tirar dúvidas e, principalmente, relatar qualquer sinal ou sintoma diferente. Pessoas com maior risco para desenvolver câncer de boca (fumantes e consumidores frequentes de bebidas alcoólicas) devem ter cuidado redobrado e fazer visitas periódicas ao dentista. Uma vez diante de uma lesão suspeita, a biópsia (exame de um fragmento da lesão) deve ser realizada, e o paciente encaminhado a médico especializado.

A Coordenadora da Atenção Primária à Saúde do município a Enf. Cássia agradece e parabeniza toda a organização e emprenho desse primeiro evento das equipes da Estratégia de Saúde Bucal desenvolvidos pelos profissionais. E ressalta que no futuro os profissionais estarão se envolvendo em outras mobilizações sociais na comunidade limeirense.

Fonte: http://saude.gov.br/noticias/agencia-saude/44603-ministerio-da-saude-chama-atencao-para-a-semana-nacional-de-prevencao-do-cancer-bucal

https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-boca

- Publicidade -