Seleção de voluntários ainda está sendo feita em Rio Preto. Os voluntários que já iniciaram o teste fizeram a inscrição, passaram por uma triagem para serem convocados.
Os testes clínicos da Coronavac, vacina contra a Covid-19, vão completar um mês no próximo dia 07 de setembro em São José do Rio Preto (SP) e a previsão é vacinar, no total, 400 voluntários. As vacinas são aplicadas pela Famerp, Faculdade de Medicina de Rio Preto.
Até o momento, 100 pessoas já foram vacinadas. Os voluntários que já iniciaram o teste fizeram a inscrição, passaram por uma triagem para serem convocados. Contudo, a seleção ainda está sendo feita na cidade.
Os testes estão sendo realizados no Centro de Pesquisas Clínicas da Vila Toninho, coordenado pelo professor Maurício Lacerda Nogueira – chefe do laboratório de virologia da Famerp -, enquanto o estudo da vacina está sob a coordenação da bióloga Eliane Fávaro.
“Até o momento, cerca de 100 pessoas já foram envolvidas no estudo. Uma parte já tomou as duas doses, e a outra a primeira. Nos próximos dias vamos acelerar o recrutamento para chegar as 500 pessoas até o fim do mês”, afirma Maurício Nogueira.
As duas doses são aplicadas em um intervalo de 14 dias. Os voluntários são profissionais da saúde envolvidos no atendimento a pacientes com Covid-19, que não testaram positivo para a doença e não participaram de outros estudos clínicos com o mesmo produto sob investigação.
Os trabalhos no Brasil estão sendo conduzidos pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac Biotech. Todos os participantes do estudo serão acompanhados durante um ano por uma equipe multidisciplinar que envolve médicos, enfermeiros e farmacêuticos.