Dúvidas e Boletim Epidemiológico sobre o Aedes Aegypti em Minas Gerais

SES-MG
- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Dengue

A Dengue é a arbovirose urbana de maior relevância nas Américas. Ela é transmitida por mosquitos do gênero Aedes e possui como agente etiológico o vírus dengue (DENV), com quatro sorotipos distintos: 1, 2, 3 e 4. Estima-se que 3 bilhões de pessoas estejam sob o risco de contrair a doença.

A Dengue é uma doença sazonal que apresenta aumento de casos entre os meses de dezembro e maio, coincidindo com o período de altas temperaturas e aumento das chuvas.

Minas Gerais viveu quatro grandes epidemias: 2010, 2013, 2016 e 2019, sendo as epidemias de 2016 e 2019 responsáveis por 53% dos óbitos confirmados desde 2010.

Como é transmitido?

A principal forma de transmissão da dengue é a vetorial, que ocorre pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas, no ciclo humano – vetor – humano. Apesar de raras, a transmissão vertical e a transfusional podem ocorrer.

Na natureza, esses vírus são mantidos entre mosquitos, principalmente por intermédio da transmissão transovariana.

Quais são os sintomas?

As manifestações clínicas podem variar desde formas assintomáticas a casos graves e fatais. Os principais sintomas são: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, prostração, diarreia, dores musculares e manchas vermelhas pelo corpo, denominadas petéquias ou exantemas. Pessoas de todas as idades são igualmente suscetíveis, no entanto, os idosos apresentam o maior risco de desenvolver dengue grave e outras complicações que podem levar a óbito.

Como se prevenir?

O mosquito Aedes aegypti se prolifera em água parada, assim, os meses mais chuvosos e com altas temperaturas são os períodos do ano com maior transmissão. Por isso, é importante manter o ambiente limpo e evitar água parada todos.

Todas as pessoas devem cuidar de suas casas e locais de trabalho, eliminando qualquer ambiente que possa favorecer o desenvolvimento do mosquito, pois os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é realizado a partir de critério laboratorial ou clínico epidemiológico. A confirmação por critério clínico epidemiológico é realizada na impossibilidade de realização de confirmação laboratorial específica ou para casos com resultados laboratoriais inconclusivos. Deve-se considerar a confirmação por vínculo epidemiológico com um caso confirmado laboratorialmente, após avaliação da distribuição espacial dos casos confirmados.

Qual é o tratamento?

Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue. No aparecimento dos primeiros sintomas, recomenda-se buscar atendimento na Unidade de Saúde mais próxima, para a correta classificação de risco e o estadiamento da doença. Manter atenção aos sinais de alarme, ingerir líquidos e utilizar medicamentos somente sob orientação médica.
Não é recomendado usar o ácido acetil salicílico (AAS) e anti-inflamatórios não esteroidais, devido ao risco de hemorragia.

Boletim Epidemiológico da Dengue em MG.

Desde o boletim publicado em 19/06, a SES-MG passa a divulgar também os casos confirmados de dengue, chikungunya e Zika. Até 23/03, Minas Gerais registrou 11.329 casos prováveis (casos notificados exceto os descartados) de dengue. Desse total, 3.645 casos foram confirmados para a doença. Foi confirmado 1 óbito por dengue em Minas Gerais até o momento.

Em relação à Febre Chikungunya, foram registrados 1.955 casos prováveis da doença e, desse total, 1.137 casos foram confirmados. Não foram confirmados óbitos por chikungunya em Minas Gerais até o momento.

Já em relação à Zika, foram registrados 90 casos prováveis e, desse total, 8 confirmados. Não foram confirmados óbitos por zika em Minas Gerais até o momento.

» Clique aqui e confira o Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus da SES-MG (atualizado em 23/03/2021).

Por Jornalismo SES-MG

Limeira do Oeste teve 125 casos prováveis de DENGUE, 01 caso provável de Zica, nenhum caso de Chikungunya até a data de 23 de março de 2021.

Imagem Internet
- Publicidade -