Ivan Diniz 57 anos, locutor de Rodeio, foi internado na última quinta-feira (1º) com covid-19 no Hospital Municipal Universitário da Cidade de Rio Verde (GO), e no outro dia deu entrada na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). O locutor precisou ser intubado e faleceu na tarde de domingo (04), vítima de uma parada cardíaca e falência dos rins, que teriam ocorrido por conta das complicações da infecção pelo COVID – 19.
Ivan Diniz deixa a esposa Rose, os filhos, Ivana e Ivan Eudes, e seu netinho Vitor, que também testaram positivo, mas seguem fazendo o tratamento em casa.
O sepultamento foi no final da manhã, no Cemitério São Sebastião, em Rio Verde onde houve um cortejo pelas principais ruas da cidade e pelo Parque de Exposições Agropecuárias, onde Ivan narrou várias festas. Houve várias homenagens.
Biografia de Ivan Diniz
Nascido no triângulo mineiro, na cidade de Uberaba/MG, aos 05 dias do mês de novembro de 1963, Ivan Diniz é filho de João Eudes Oliveira e de Osvaldina Alves Diniz.
Durante sua infância e parte da adolescência, viveu na zona rural de Uberaba onde ajudava na manutenção da casa desenvolvendo trabalhos ligados à lavoura e pecuária, juntamente com seus pais.
Ao completar 18 anos, movido pela necessidade de prestar o serviço militar obrigatório, mudou-se para a cidade de Limeira D’Oeste/MG, onde trabalhou como frentista de posto e lavador de automóveis, chegando até a trabalhar braçal para prover o seu sustento.
Ivan Diniz descobriu sua aptidão para a narração, quando fazia participações como animador das festas do grupo de jovens, denominada JOCLIDO-Jovens Cristãos de Limeira D’Oeste.
Na mesma época surgiu à vontade de participar ativamente das festas de peão e rodeios da região, mas não dispunha de recursos para frequentar as festas e nem viajar para as cidades vizinhas.
Ivan Diniz não desistiu, foi trabalhar como carregador e montador de arquibancadas nas festas e cozinheiro para poder conseguir seu sustento e viajar com as companhias de rodeio e comitivas, sempre em busca de participar dos rodeios.
Foi no ano de 1988 na cidade de Carneirinho/MG, que Ivan Diniz teve a oportunidade de narrar seu primeiro rodeio profissional e optar pela carreira de locutor de rodeio. Nesse mesmo ano, conheceu Rosilaine Alves da Silva, que três anos depois se tornou sua esposa e maior incentivadora, apoiando na difícil jornada, em busca do reconhecimento de seu trabalho como locutor de rodeio, no cenário brasileiro.
No ano de 1992, veio morar em Rio Verde, a convite do amigo Moreira, da revenda Brahma. E aqui constituiu sua família, os seus filhos: Angélica, Ivana, Monize e Ivan Eudes, e os netos, Lua Ivana, Ana Mel, Marissol e Artur Diniz.
Com uma trajetória profissional de mais de vinte anos ininterruptos como locutor de rodeio, é reconhecido em todo o país e até em outros países como Japão, Estados Unidos, Espanha e Portugal. Conta em sua discografia com 13 Compact Disc e 4 DVDs lançados, além de inúmeras participações em CDs e DVDs de diversos artistas e coletâneas musicais.
Ivan Diniz é conhecido também como o poeta do rodeio, pseudônimo que recebeu há vários anos, desde quando começou a escrever seus poemas que hoje são interpretados, por ele e por inúmeros locutores de rodeio, como Marco Brasil, que regravaram e tornaram conhecidos mundialmente alguns de seus poemas como: Bens Materiais, O Celular e a Bíblia, Diário de um feto, A diferença entre velho e idoso, dentre os mais de 100 poemas que compõem sua biografia.
Paralelo à suas atividades profissionais Ivan Diniz atua em outra frente, de forma quase anônima e com muita discrição, que é a da beneficência, onde ele destina parte da renda que obtém com a venda de seus produtos, além da participação em campanhas e projetos, revertendo recursos e ajuda financeira para entidades sociais e filantrópicas, bem como às famílias e pessoas menos favorecidas pela sorte.
Ivan Alves Diniz é um profissional realizado, como um dos mais renomados locutores de rodeio do Brasil. Um chefe de família, que conseguiu construir uma base solida e formada por pessoas de bem, em três gerações das famílias Alves & Diniz e, principalmente, um Cristão na verdadeira concepção da palavra, tendo seu encontro pessoal com Jesus há pouco mais de uma década, que o transformou num grande homem de fé e que se utiliza de seu trabalho para levar a Palavra de Deus à todos quantos consegue alcançar. Ele agradece a dádiva que recebeu de Deus que é o dom de escrever e narrar rodeio.
Como faz questão de dizer, Ivan Diniz não nega suas raízes mas se considera um Goiano por adoção, pois aprendeu a gostar de sua cidade, Rio Verde e do maravilhoso estado de Goiás, como sendo sua terra natal e que faz questão de divulgar em todos os cantos do Brasil e do mundo, tanto que estampa com orgulho em todos os projetos e trabalhos que realiza o slogan: IVAN DINIZ – O POETA DO RODEIO : DE RIO VERDE PARA O BRASIL.