A queda foi de 18 mortes (semana de 27 de março a 3 de abril) para seis (semana de 4 a 10 de abril)
Análise dos boletins diários divulgados pela Secretaria de Saúde de Jales mostra queda no número de óbitos causados pela covid-19 em jales nas últimas quatro semanas e indica que as medidas mais rigorosas de circulação de pessoas que vigoraram entre a terça-feira, 30 de março, e domingo, 4 de abril, podem já estar surtindo efeito.
Os resultados positivos também corroboram o acerto de outras medidas, como implantação de um local exclusivo para atendimento da doença no antigo Pronto Socorro, a utilização dos capacetes elmo na Santa Casa e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
O balanço de óbitos na semana que antecedeu o decreto de restrição, no dia 29 de março, mostra que a cidade se encontrava num período extremo de óbitos, chegando a cinco mortes numa única tarde.
Na segunda-feira, 22 de março, o Boletim Epidemiológico informava seis óbitos naquele fim de semana. Quatro apenas no sábado: uma mulher de 21 anos e três homens, de 54, 58 e 79 anos. Os três primeiros morreram na Santa Casa e o de 79 anos, na UPA. No domingo, 21, morreram mais duas mulheres, uma de 56 e outra de 73 anos. Ambas estavam internadas na Santa Casa.
Na terça, 23, mais dois óbitos ocorridos na UPA. Uma mulher de 71 anos e um homem de 74 anos.
No dia 24 uma mulher de 78 anos que morreu em sua residência era considerada caso suspeito, mas foi confirmado como resultado da covid-19, dias depois. Ela foi atendida pela equipe do SAMU.
No dia 25, o Boletim trouxe mais três novos óbitos em decorrência da Covid-19. Na tarde do 24 de março, faleceram uma mulher de 65 anos e um homem de 75. À noite, uma senhora de 91 anos. Os três pacientes estavam internados na Santa Casa de Jales e entraram no Boletim oficial do dia seguinte porque os registros daquele dia, que fecham sempre às 16 horas, já estavam concluídos.
Na sexta-feira,26, houve o registro de dois novos óbitos de mulheres, uma de 69 anos, na noite anterior, e outra de 60 anos na manha daquele 26 de março. Ambas estavam internadas para tratamento da Covid-19 na Santa Casa de Jales.
Depois da interrupção da divulgação dos boletins, que sempre acontece nos fins de semana, o Boletim Epidemiológico de segunda-feira, 29, voltou a informar seis novos óbitos em decorrência da Covid-19. Na Santa Casa faleceram uma mulher de 69 anos e homens de 52 e 53 anos. Na UPA faleceram um homem de 69 anos e mulheres de 58 e 79 anos.
No dia 1º de abril, os registros de dois novos óbitos em decorrência da Covid-19. Na tarde anterior, um homem de 42 anos e na madrugada daquele dia um homem de 60 anos. Ambos estavam internados na Santa Casa de Jales.
O Boletim do dia 2 registrou mais dois novos óbitos: um homem de 37 anos que faleceu na noite de 1º de abril, e uma mulher de 80 anos, que estavam internados na Santa Casa de Jales. No dia 3 de abril faleceram três mulheres de 41, 68 e 62 anos.
Entre o sábado, 20 de março, e a sexta-feira, 26, houve 13 mortes por covid-19. Quase duas mortes por dia, em média. Na semana seguinte, entre sábado, 27 de março, e sábado 3 de abril, houve 18 mortes por covid. Foi a semana mais letal desde o início da pandemia até agora.
Depois do lockdown, as mortes começaram a cair. Na segunda-feira, 5 de abril, primeiro dia de retorno, foi registrada uma morte: uma mulher de 28 anos.
No dia 6, dois novos óbitos em homens de 67 e 89 anos. Um paciente estava internado na Santa Casa de Jales e o outro no Hospital Beneficência Portuguesa, em São José do Rio Preto.
O Boletim do dia 7 foi o primeiro em mais de duas semanas que não registrou óbitos. O dia seguinte, porém, trouxe a notícia da morte de um homem de 52 anos na noite anterior, na Santa Casa de Jales, mas que só foi registrada depois do fechamento do balanço diário. Na sexta-feira, dia 9, novamente o Boletim não trouxe óbitos. Foi a segunda vez em uma semana.
Segunda-feira, 12, o Boletim trouxe duas mortes durante todo o fim de semana. Falecerem dois homens, um de 53 e outro de 73 anos na manhã de sábado, 10 de abril, na Santa Casa de Jales.
O balanço da primeira semana pós-lockdown foi bastante positivo em relação às semanas anteriores. A queda foi de 18 mortes (semana de 27 de março a 3 de abril) para seis (semana de 4 a 10 de abril).
Na terça-feira, dia 13, exatamente uma semana depois da terça-feira trágica em que morreram cinco pessoas na UPA, o Boletim informou uma única morte. A de um homem de 52 anos, na Santa Casa.
Na quarta-feira, 14 de abril, quando esta matéria estava sendo concluída, o Boletim não registrou nenhuma morte.
CASOS CONFIRMADOS
Houve uma queda também no número de pessoas contaminadas durante o lockdown, de acordo com balanço da rádio Antena 102. Na semana de 17 a 23 de março, houve 227 novas pessoas contaminadas. Entre 24 e 30 de março, foram 218 novos casos, e durante o lockdown, entre 31 de março e 6 de abril, o numero de novos casos caiu para 205.Na semana seguinte, entre 7 e 13 de abril, já sem as medidas restritivas, os casos voltaram a subir para 220.
CAPACETES ELMO
O período imediatamente ao fim do lockdown em Jales coincide também com a chegada dos chamados capacetes Elmo para tratamento de covid-19 na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e na Santa Casa de Jales.
Segundo a Assessoria de Imprensa, o aparelho começou a ser usado na Santa Casa na manhã de terça-feira 6 de abril.
Internado com Covid-19, o paciente J.C. apresentou rápido aumento no nível de saturação de oxigênio no sangue logo nos primeiros segundos de utilização do aparelho, além da redução da frequência cardíaca.
O equipamento se mostrou eficaz em estudos clínicos evitando entre 40% a 60% das
internações em UTI, sendo uma opção terapêutica com oferta de oxigênio disponibilizada nos 20 leitos da enfermaria das Síndromes Gripais.