Na tarde desta quinta-feira na rodovia próximo a Iturama, policiais avistaram um veiculo na MGC 497 KM 221, se tratava de um veículo Chevrolet Cruze de cor branca placas Mercosul PVG-0H66, que trafegava no sentido crescente da via, em baixa velocidade em consequência do “destombamento”.
O condutor de tal veiculo, ao notar a presença da Polícia apresentou nervosismo, olhando várias vezes para a equipe policial.
Ante a suspeição da atitude do condutor, embarcamos na viatura e iniciamos o acompanhamento do veículo, ao aproximarmos do automóvel, demos sinal de parada obrigatória com sinal sonoro e giroflex ligado, contudo, o condutor não obedeceu à ordem.
Insistimos no acompanhamento por aproximadamente 16 km, durante todo esse trajeto o condutor, diversas vezes direcionou o veiculo contra a viatura, tentando colidir com a viatura para que esta saísse da pista.
Perante a negativa de parada do veiculo e risco iminente a guarnição, face às tentativas do condutor de colidir com a viatura, solicitamos apoio via rede rádio, sendo realizado cerco bloqueio pelos militares da 3ª CIA PM IND.
Visando se desvencilhar da perseguição policial, e escapar do cerco bloqueio, o condutor do Cruze, na altura do km 236, adentrou em alta velocidade, no bairro universitário, perímetro urbano da cidade de Iturama, trafegando em alta velocidade pelas vias do bairro, com total inobservância as regras de transito, colocando em risco, moradores e transeuntes que estavam circulando nas ruas.
Perseveramos na perseguição, ainda com sinais sonoros e giroflex ligados, e não conseguíamos fazer a abordagem. Quando o condutor acessou a Av. Marginal a viatura da 3 Cia PM Ind , que estava no cerco, tentou realizar a abordagem, no entanto, quando os militares desembarcaram para dar sinal de parada obrigatória, o condutor do Cruze, ao perceber a movimentação dos policiais direcionou o veiculo contra este, os quais para repelir a injusta agressão e o iminente atropelamento efetuaram disparos de arma de fogo contra as rodas do veiculo. Os disparos atingiram os dois pneus dianteiros e o pneu traseiro direito, assim como, atingiram radiador e bloco do motor.
Mesmo com essas avarias no veiculo o condutor do veiculo tentou continuar sua fuga, parando somente no canteiro central no KM 236 da MGC 497. Momento em que foi determinado o desembarque do condutor que estava sozinho no veiculo, sendo submetido à busca pessoal e nada de ilícito foi encontrado com este.
Dando prosseguimento à abordagem, iniciamos fiscalização no veiculo, nada de ilícito sendo encontrado em seu interior.
Entretanto, vislumbramos discrepância nas placas do veiculo, gerando suspeição de que o veiculo estava com placas diversas da dele, podendo ser produto de crime.
Constatamos que os caracteres alfanuméricos da placa dianteira estava pintada sobre outra placa que possui como caracteres alfanuméricos PYL-6E13, pertencente a um veículo FIAT TORO.
As placas Mercosul PVG-0H66 que estava no veículo pertence a outro Cruze com as mesmas características.
Mesmo, ante tantos vestígios que o veiculo estava adulterado, solicitamos apoio do Investigador, responsável pelas vistorias da delegacia, para que este diagnosticasse outras discrepâncias entre placas e demais sinais de identificação do veiculo.
Ao realizar consulta através da numeração do chassi foi constatado que o veiculo é produto de roubo ocorrido na cidade de Nova Serrana/MG, conforme REDS 2020-061328282-001 no dia 22/12/2020.
Por todo exposto demos voz de prisão em flagrante delito ao condutor que, alegou ser inabilitado para dirigir veiculo, e o conduzimos a esta repartição policial para providencias subsequente.
1971/2021 – 50 ANOS DO POLICIAMENTO RODOVIÁRIO*