Mais de mil policiais penais são vacinados contra a Covid-19 no Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

08 de abril de 2021: policial penal é imunizada contra a Covid-19 na Funel em Uberaba — Foto: Rodrigo Garcia/Câmara Municipal de Uberaba
- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Balanço foi divulgado na última quarta-feira (19) pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG) divulgou, na última quarta-feira (19), que mais de mil policiais penais já receberam pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste.

De acordo com a pasta, todos os presídios e penitenciárias das regiões realizaram aplicações, porém, a quantidade aplicada em cada unidade não foi informado.

Até o momento, na 5ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), com sede em Uberaba e que corresponde as unidades prisionais do Triângulo do Sul, 276 trabalhadores foram contemplados.

Já na 9ª Risp, com sede em Uberlândia e referente ao Triângulo do Norte, foram 300 policiais penais vacinados com a primeira dose.

Ainda segundo a Sejusp, na 10ª Risp, com sede em Patos de Minas e responsável por cidades do Alto Paranaíba, outros 300 servidores foram vacinados. Na 16ª Risp, com sede em Unaí e responsável pelos municípios do Noroeste, 158 policiais penais receberam pelo menos a primeira dose do imunizante.

De acordo com a diretora de Atenção à Saúde do Servidor da Sejusp, Vilene Magalhães, o número de vacinados, mesmo não sendo o total de servidores, é bastante significativo.

“Foi um avanço conseguirmos vacinar aqueles profissionais que estão mais expostos, que estão realmente na linha de frente, envolvidos com o transporte, por exemplo. Muito em breve teremos todos do Sistema de Segurança Pública vacinados, mas é preciso ter paciência, porque infelizmente não conseguimos atender a todos de uma vez”, explicou.

Regiões integradas

  • 5ª Região Integrada de Segurança Pública: Araxá, Frutal, Itapagipe, Iturama, Perdizes, Sacramento e Uberaba.
  • 9ª Região Integrada de Segurança Pública: Araguari, Canápolis, Ituiutaba, Prata, Santa Vitória, Tupaciguara e Uberlândia.
  • 10ª Região Integrada de Segurança Pública: Carmo do Paranaíba, Coromandel, Monte Carmelo, Patos de Minas, Patrocínio e Presidente Olegário.
  • 16ª Região Integrada de Segurança Pública: Buritis, João Pinheiro, Paracatu e Unaí.

Minas Gerais

Em Minas Gerais, conforme o levantamento, 22 unidades prisionais, entre presídios e penitenciárias, já tiveram 100% dos policiais penais imunizados com, pelo menos, a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Até a quarta-feira (19), 34% dos policiais penais (5.655) e 56% dos servidores da área de Saúde (633) que atuam nas unidades estaduais já haviam sido vacinados.

Vacinação

A vacinação dos policiais penais é feita de acordo com a orientação do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde (MS), que indica quais categorias de profissionais são prioritárias. As orientações são recebidas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) que as repassa para as prefeituras, responsáveis pela aplicação das doses.

Desde o início de abril, os profissionais de Segurança Pública foram incluídos da imunização a partir da 11ª remessa recebida pela SES-MG. A partir de cada lote, as doses são disponibilizadas às Unidades Regionais de Saúde (URSs), conforme Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 (PNO).

A imunização das Forças de Segurança é feita através de critérios com o objetivo de contemplar os profissionais mais expostos à Covid-19.

08 de abril de 2021: policial penal é imunizada contra a Covid-19 na Funel em Uberaba — Foto: Rodrigo Garcia/Câmara Municipal de Uberaba

PARCEIROS:

- Publicidade -