O Educador Físico Herbes Fernando iniciou o projeto gratuito de Treinamento Funcional Feminino em setembro de 2020 com apenas quatro alunas convidadas por ele mesmo de forma voluntária e hoje tem na faixa de 60 mulheres, as aulas são somente para o público feminino, são aulas ao ar livre, três vezes por semana, sendo às segunda, quarta e sexta-feira às 18Hrs sendo de aproximadamente 40 minutos cada aula.
O Treinamento Funcional segundo o Educador Físico Herbes Fernando se baseia nos movimentos naturais do ser humano como por exemplo:
Pular, correr, puxar, agachar, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade.
O Projeto tem como objetivo incentivar, o treinamento funcional ao ar livre, o maior número de mulheres que prezam pela saúde física, mental e psicológica.
Para participar do projeto elas preenchem uma ficha cadastral, termo de compromisso, assiduidade e pontualidade, todas tem avaliação física e monitoramento, respondem um questionário, termo de autorização dos pais caso seja menor de idade, o projeto tem lista de frequência.
As aulas acontecem em diversos lugares ao ar livre, tais como:
- Praça de areia;
- Em frente o Cemitério;
- Quadra da Escola Municipal Antônio Vicente Fonseca;
- Barracão da Feira Livre na Praça José Cândido de Lima;
- Ruas pouco movimentadas de alguns bairros;
- Pista de caminhada da Avenida Antonio Policarpo;
- Pista de caminhada da Avenida Saudade;
- Bosque Municipal.
Todas as participantes passaram por médico clínico geral , para ter avaliações clínicas e nutricionais, onde foram pedidos vários exames como diabetes, colesterol, eletrocadiograma entre outros e nutricional como antropométrico, que são medidas e peso e em breve farão avaliação física.
Devido a pandemia covid-19, não estávamos trabalhando em forma de circuito, e nem usamos nenhum tipo de aparelhos para executar as atividades.
Estávamos apenas usando o corpo e o peso dele, e mantendo distanciamento uma das outras alunas, e não saímos do local ( espaço) determinado.
Devido ao novo Decreto Municipal e o aumento do número de casos de Covid na cidade e região as aulas estão suspensas.
O Educador físico aproveita para agradecer primeiramente a Deus, as alunas, ao Prefeito Enedino Filho, Vice Eder Aguiar e atual Secretário de Saúde por todo apoio recebido.
E finaliza convidando as mulheres Limeirenses para participarem do projeto, pois e m projeto que não visa classe econômica e ou etnias religiosas, buscamos apenas a saúde. Interessadas devem procurar as alunas que já participam do projeto ou o professor Herbinho pessoalmente ou nas redes sociais para tirar suas dúvidas ou fazer a inscrição quando retornarem as atividades.