Estudo de Viabilidade de Adesão dos Municípios da Microrregião ao SAMU Triângulo Norte.

Prefeitura Municipal de Iturama/MG
- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Na manhã desta terça-feira (20), em Iturama, lideranças políticas da região do vale do Rio Grande, se reuniram para discutir a Viabilidade de adesão dos municípios da microrregião ao SAMU Triângulo Norte (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em municípios da região. O encontro foi promovido pelo Prefeito de Gurinhatã e Presidente da Amvap (Associação do Municípios da Microrregião do Vale Paranaíba), Wender Luciano e teve o prefeito de Iturama, Cláudio Burrinho como anfitrião.

Participaram da reunião os prefeitos das cidades de Capinópolis, Iturama, Carneirinho, São Francisco de Sales, Limeira do Oeste e União de Minas, além do secretário Executivo do Samu, Rodrigo Alvim, o assessor jurídico, Margonari, os secretários de Saúde dos municípios de Santa Vitória, Limeira do Oeste e outras lideranças políticas.

Durante a reunião foi feito um projeto de criação de um consórcio intermunicipal de saúde, como o que já existe na Amvap, e debatido a proposta de implantação do SAMU e da possível inclusão dos cinco municípios (Iturama, Carneirinho, São Francisco de Sales. Limeira do Oeste e União de Minas) na Amvap.

Outras reuniões devem acontecer em breve. Entretanto, os prefeitos envolvidos ficaram satisfeitos com esse primeiro passo e acreditam que com a união dos municípios, a estrutura será fortalecida e, com certeza quem ganha é a população.

Limeira do Oeste

Prefeito  de Limeira do Oeste Enedino Filho juntamente com vice e também Secretário de Saúde Eder Aguiar estiveram na reunião onde a equipe do Triângulo Norte apresentou os planos para o pessoal do Triângulo Sul a qual Limeira do Oeste faz parte juntamente com outros municípios, na apresentação explanaram como eles (Triângulo Norte) conseguiram e estão bem a frente em relação a implantação e os atendimentos do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), segundo o Prefeito Enedino a ideia é antiga porém Limeira do Oeste teria mais de uma equipe que contaria com motorista, socorrista e uma técnica de enfermagem de plantão 24 horas para fazer os atendimentos de emergência, sendo que a base seria em Iturama e cada cidade teria um posto com uma ambulância que não seria UTI.

Os casos seriam atendidos aqui e encaminhados para Iturama, caso fosse necessário iria de UTI do município ou não precisando iria de ambulância normal até a base de Iturama e seguiria na ambulância do Samu ou no helicóptero Águia caso houvesse necessidade de transporte para outra localidade, assim diminuiria os custos com transporte de pacientes em UTI.

O Secretário de Saúde Eder Aguiar ressaltou que esse projeto é muito importante para nosso município, pois, iria melhorar os atendimentos aos munícipes com mais agilidade e rapidez.

Será feito um projeto para viabilização, para verificar como será feita a proposta de implantação do SAMU.

Prefeitura Municipal de Iturama/MG
- Publicidade -