Limeira do Oeste – Força Tarefa foi montada para não perder vacinas devido o apagão no Triângulo Mineiro

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Na tarde da última sexta-feira (15), por volta das 17H:30min a energia acabou em Limeira do Oeste, após informações da CEMIG que a previsão de retorno seria às 21 horas, após algum tempo, devido as instabilidades nas redes sociais a população soube que a causa era a queda de 08 torres das linhas de transmissão Avatinguara – Ituiutaba 1 e Avatinguara – Campina Verde 2, devido um forte vendaval na região do Triângulo Mineiro.

A Cemig após uma primeira tentativa sem sucesso, percorreu os locais e ao descobrir onde havia acontecido o acidente na zona rural, um local de difícil acesso, já em ação organizou 80 profissionais de várias partes do Estado inclusive da Capital Mineira que deram continuidade e ergueram quatro torres provisórias no local.

A energia de Limeira do Oeste foi reestabelecida antes, pois a Usina Coruripe filial de Carneirinhos forneceu uma parte da energia produzida pela sua unidade para nossa cidade.

Com a notícia que o final de semana poderia ser sem energia, a Coordenadora de Imunização junto com a Enfermeira RT e técnicos (as) de enfermagem começou uma força tarefa nas UBSs no sentido de acondicionar os Imunobiológicos (vacinas) em caixas térmicas na temperatura adequada de +2C a +8C que na manhã do dia seguinte 16/10 foram transportadas até a casa da Usina CMAA Vale do Pontal localizada a Avenida MG Nº. Bairro São João, onde foram transportadas 02 Câmaras frias da UBS/ Lucélia de Jesus Oliveira Garcia para esse endereço.

Para o acondicionamento até que fosse selecionado o trabalho da CEMIG, pois no local conta com um gerador de energia, que foi disponibilizado para Secretaria Municipal de Saúde para que não fosse necessário ser transportadas para a rede de frio da Secretária Regional de Saúde de Uberaba. Sendo assim não houve perda dos Imunobiológicos(vacinas).

A energia em Limeira do Oeste voltou no sábado de manhã, por segurança foram mantidas acondicionadas e retiradas na manhã do dia 18, porém moradores de outras 12 cidades do Pontal do Triângulo Mineiro, continuaram sem energia. Os municípios atingidos pela falta de energia foram Cachoeira Dourada, Campina Verde, Capinópolis, Carneirinho, Gurinhatã, Ipiaçu, Itapagipe, Ituiutaba, Iturama, Santa Vitória, São Francisco de Sales e União de Minas.

No sábado seria o dia “D” de Multi Vacinação (Atualização da Caderneta de Vacinação), esperava-se vacinar umas 500 pessoas, segundo a Enfermeira e Coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Imunização Lindete Domingos da Silva de Limeira do Oeste-MG, que foi cancelada.

Segundo a última nota emitida pela estatal, “após mais de 36 horas ininterruptas de trabalho, as equipes especializadas da companhia terminaram o serviço de construção das torres  emergenciais e, durante a madrugada deste domingo (17/10), 100% dos 119 mil clientes afetados tiveram o fornecimento de energia normalizado”.

A companhia de energia também informou, em nota, que “as obras de construção e reposição das torres danificadas por outras definitivas passarão agora por fase de projeto e posterior instalação, mas ainda sem data definida”.

Com a falta da energia, veio a falta de água e também algumas redes sociais ficaram fora do ar e com instabilidade no sábado e no domingo, assim como a telefonia que se estabilizaram no domingo.

Fotos Regionalzão / CEMIG e Redes Sociais

- Publicidade -