Secretário de Saúde presta homenagem à Agentes Comunitários de Saúde do Município

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

No dia (13/10) o Secretário Municipal de Saúde Eder Aguiar Teixeira homenageou os Agentes Comunitários de Saúde que atuam na Estratégia de Saúde da Família nas Unidades Básicas de Saúde. O dia do Agente Comunitário de Saúde é celebrado anualmente dia 4 de outubro. O Agente Comunitário de Saúde é um profissional que faz a ligação entre a comunidade e as unidades de saúde. A Lei n°10.507, de 10 de julho de 2002, regulariza a profissão.

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é capacitado em serviço para reunir informações de saúde sobre a comunidade. Orientado pelo médico e pela enfermeira da unidade de saúde, juntamente com a Coordenação da Atenção Primária, o ACS realiza visitas domiciliares de casa em casa e anota tudo o que pode ajudar na saúde da comunidade.

O município de Limeira do Oeste, conta com 19 Agentes Comunitários de Saúde que compõe as três equipes de Estratégia da Saúde da Família, atuando na zona urbana e rural, coordenados  pelas enfermeiras das Unidade Básicas de Saúde: UBS Francisco Simeão Bezerra bairro Joamário e UBS Lucélia de Jesus Oliveira do bairro São João.

Oficialmente implantado pelo Ministério da Saúde em 1991, o então Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) teve início no fim da década de 1980 como uma iniciativa de algumas áreas do Nordeste (e outros lugares, como o Distrito Federal e São Paulo). Na época, a iniciativa visava a buscar alternativas para melhorar as condições de saúde de suas comunidades. Era uma nova categoria de trabalhadores, formada pela e para a própria comunidade, atuando e fazendo parte da saúde prestada nas localidades. Cabe ressaltar que hoje, o município de Limeira do Oeste não tem implantado o PACS porém atuam na Estratégia Saúde da Família.

Hoje, a profissão de Agente Comunitário de Saúde (ACS) é uma das mais estudadas pelas universidades de todo o País. Isso pelo fato de os ACS transitarem por ambos os espaços – governo e comunidade – e intermediarem essa interlocução. O que não é tarefa fácil.

O Agente Comunitário de Saúde tem um papel muito importante no acolhimento, pois é membro da equipe que faz parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe.

São muitas as atribuições do Agente Comunitário de Saúde, algumas delas são:

  • Cadastrar famílias da sua microárea de acompanhamento;
  • Identificar situações de risco coletivo e individual;
  • Encaminhar as pessoas aos serviços de saúde sempre que necessário, solicitando ajuda do enfermeiro e do médico da sua unidade de atuação;
  • Orientar as famílias de acordo com as instruções das equipes de saúde;
  • Acompanhar a situação de saúde das famílias para ajudá-las a conseguir os melhores resultados com os tratamentos e modos de prevenção de adoecimentos;
  • Auxiliar a equipe dentro da Unidade Básica nas questões burocráticas como por exemplo: triagem de cartão de vacina, realizam anotações, relatórios das famílias cadastradas e digitam seus procedimentos no sistema informatizado do Ministério da Saúde no programa eSUS, entre outras.

A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Coordenação da Atenção Primária à Saúde, parabeniza os Agentes Comunitários de Saúde de Limeira do Oeste pela dedicação e pelos serviços prestado a comunidade.

Referências Consultadas:

https://antigo.saude.gov.br/acoes-e-programas/saude-da-familia/agente-comunitario-de-saude

https://www.childfundbrasil.org.br/blog/agente-comunitario-de-saude/

- Publicidade -