Lançamento do Parlamento Jovem – Edição 2022 aconteceu na Câmara de Limeira do Oeste

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
Nesta última terça-feira (29), na Câmara Municipal, aconteceu o Lançamento Oficial do Parlamento Jovem 2022 de Limeira do Oeste que contou com a Palestra da Professora Lucy da UFTM.
Estiveram presentes na abertura o ex vereador e ex coordenador do programa Parlamento Jovem em Limeira do Oeste Leandro Souza, a atual coordenadora Elainy Souza, Presidente da Câmara Municipal Eberton Alves e os vereadores Ailto Moraes, Celita Queiroz, Antônio Luiz, secretários de obras Antônio Mulata, Promoção Social Pedro Socorro e de Governo Pastor Isaias, a Diretora da Escola Estadual Izoldino Soares de Freitas Eliane Biasi e professores da escola.

Segundo o site da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG, em 2022, em sua 18ª Edição o Parlamento Jovem de Minas vai debater e formular propostas sobre o tema Saúde mental do jovem. Esse assunto foi escolhido pelos estudantes do ensino médio participantes do projeto, em votação remota realizada no mês de setembro de 2021.

Os subtemas abordados são:

  • Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental
  • Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental
  • Uso saudável das novas tecnologias
Esse programa de formação política voltado aos estudantes do ensino médio dos municípios mineiros cria a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.

A cada ano, os jovens escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, debates e deliberação que contribuem para sua formação política.

É uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), realizada em parceria com diversas câmaras municipais mineiras.

OBJETIVOS DO PARLAMENTO JOVEM MINAS

  • Estimular a formação política e cidadã de estudantes do ensino médio, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento.
  • Incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de educação para a cidadania e fortalecer o Legislativo municipal.
  • Propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões.
  • Levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade.

Em 2017 Limeira do Oeste aderiu ao programa sob a coordenação do vereador na época Leandro Souza e hoje o Parlamento Jovem está sob a coordenação da vereadora Elainy Souza em parceria com a Câmara Municipal e a Escola Estadual Izoldino Soares de Freitas, que será desenvolvido o programa com os alunos do ensino médio que irão participar das oficinas e atividades de estudo sobre “Saúde Mental dos Jovens”.

- Publicidade -