Na manhã do último sábado (18), aconteceu em Jales uma caminhada para comemorar o Dia do Orgulho Autista, data de grande importância para toda a comunidade autista no que se refere à busca por representatividade.
A caminhada teve início na praça Euphly Jalles (praça da fonte) e teve como destino a Praça Mariano de Freitas (praça do Jacaré).
Durante o trajeto, muita música e alegria em comemoração a tudo que os autistas e suas famílias conquistam todos os dias.
Foram momentos de emoção para os participantes, um dia que ficará na memória de todos.
Após a caminhada, já na praça, houve depoimentos de pais, pipocas, algodão doce e pula-pula para as crianças.
Participaram da caminhada autistas, pais, familiares, professores, profissionais da área e amigos de pessoas autistas de Jales e região.
A 1ª Caminhada do Orgulho Autista teve como organizadoras duas mães de autistas, Cássia Higashi Jardim Tanios e Michele Stein Della Torre, que contaram com o apoio da Prefeitura de Jales e de vários parceiros que apoiam a causa.
O Dia do Orgulho Autista além de representar a oportunidade de conscientizar a população sobre o autismo e celebrar as conquistas, que são diárias, representa um avanço na luta contra os preconceitos que ainda se fazem presentes na vida daqueles que convivem com o transtorno. Ainda há muita desinformação e tanto a sociedade quanto o poder público ainda caminham a passos lentos no que se refere à verdadeira inclusão dos autistas nas mais diversas esferas sociais.
A reportagem WA esteve no evento e conversou com Cássia, idealizadora do evento.
Acompanhe, a seguir, a entrevista e um emocionante vídeo com os melhores momentos da caminhada.