Aconteceu em Belo Horizonte o 13º Fórum Mestres e Conselheiros em Belo Horizonte O Futuro do Patrimônio, realizado de 06 a 08 de julho de 2022 na Escola de Arquitetura da UFMG.
O secretário de Cultura Orizon Alves e o funcionário do Setor de Patrimônio Cultural Edson Soares de Limeira do Oeste, participaram do Fórum onde também estiveram presentes Valéria Queiroz da Secretaria Municipal de Cultura de União de Minas e a Técnica em Patrimônio Cultural Marinez Queiroz.
Segundo o Site da Organização do Evento:
O Fórum Mestres e Conselheiros é um evento único no Brasil, no qual os militantes e os agentes que formulam e implementam as políticas de patrimônio se encontram com pesquisadores acadêmicos dos diversos programas de pós-graduação. Com isso, cria-se um espaço de discussão, envolvendo questões teóricas e práticas no campo da preservação, posto a dialogar de forma multidisciplinar com as diversas áreas do conhecimento.
Reconhecido hoje como referência na discussão da municipalização do patrimônio e da educação patrimonial, este Fórum foi realizado pela primeira vez em 2008, e chega à sua 13ª edição em 2022. O evento manteve sua periodicidade anual, sempre atraindo profissionais e pesquisadores de todas as regiões brasileiras e mesmo do exterior, principalmente dos países ibero-americanos, publicando-se anais científicos em todas suas edições.
Neste ano, o Fórum, ao lado de suas discussões já tradicionais sobre a participação e educação patrimonial, vai enfocar a temática do “futuro do patrimônio”, convidando os participantes a voltarem seus olhares sobre os cenários prospectivos para o nosso patrimônio. Invertendo as expectativas de um evento sobre o patrimônio, o evento vai estimular nossa imaginação a explorar as possibilidades que se abrem à nossa frente, pensando e propondo alternativas para o futuro do nosso patrimônio.
Mantendo o seu caráter plural, o Fórum Mestres e Conselheiros abre espaço para apresentação de trabalhos científicos, que são publicados em anais indexados, e também de relatos de experiências práticas da área da preservação do patrimônio.
TEMÁTICA
O Encontro se organiza em conferências, mesas redondas e apresentações de comunicações, estruturados a partir de dois temários centrais: “O futuro do nosso patrimônio” e “Os Desafios da Educação Patrimonial”, subdividido em subeixos temáticos.