Agosto Dourado – Atenção Primária à Saúde e o incentivo a amamentação.

Poly Semeghini, enfermeira Obstetra e Perinatal de Fernandópolis – SP
- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O leite materno é um alimento completo, que proporciona todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê. Ele deve ser oferecido até os dois anos ou mais e de forma exclusiva para a criança até os seis meses de vida, sendo desnecessária a oferta de qualquer outro tipo de alimento ou bebida, como papinha, mingau, chás, suco e outros.

Mesmo em regiões mais secas e quentes, não é necessário oferecer água para os bebês com menos de seis meses, pois o leite materno possui toda a água necessária para a hidratação. Em dias quentes, a criança poderá mamar com mais frequência para matar a sede.

Além de ser importante para a saúde do bebê, a amamentação também traz benefícios para a mulher, como a redução do risco de desenvolver câncer de mama, ovário e endométrio.

Durante o período de aleitamento materno, as taxas de determinados hormônios que favorecem o desenvolvimento desse tipo de doença reduzem. Ocorre, então, a eliminação e renovação de células que poderiam ter lesões no material genético, diminuindo, com isso, a propensão para essas enfermidades.

Quanto maior o período de amamentação, maior a proteção para mulher e bebê.

Os profissionais da Atenção Primária à Saúde estão presente na vida dessas gestantes futuras mamães que irão amamentar. Desde a visita do Agente Comunitário de Saúde que incentiva para o início do Pré Natal na Unidade Básica de Saúde, o acompanhamento do Pré Natal com o médico e com a enfermeira e o acompanhamento do Puerpério (como dizia antigamente mulher de dieta em amamentação) com orientações médicas, de enfermagem, nutrição e fonoaudiologia. Como acontece no município de Limeira do Oeste.

Sendo importante destacar que o Pré Natal Odontológico cumpre a função de garantir não somente a beleza e resistência dos dentes, mas a segurança e o devido desenvolvimento da criança.

Para acompanhamento da gestante os profissionais devem possuir habilidades de aconselhamento às mães e capacitação em estratégias de promoção e apoio ao aleitamento materno na Atenção Primária à Saúde, para que suas orientações sejam efetivas e as mães possam se sentir seguras e superar todos os desafios e dificuldades que surjam no processo da amamentação.

Contribuir com a prática a amamentação é um compromisso social para uma geração saudável.

No dia 26 de agosto de 2022 foi realizado na Câmara Municipal um evento inédito com os profissionais da Atenção Primária à Saúde com a palestrante Poly Semeghini, enfermeira Obstetra e Perinatal de Fernandópolis – SP em homenagem ao “Agosto Dourado” mês de incentivo a amamentação.

O Agosto Dourado é um mês dedicado ao incentivo do aleitamento materno. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

Esse trabalho de educação em saúde com a palestrante Poly Semeghini foi completo para os profissionais presentes, gestantes e puérperas que participaram e abrilhantaram o evento.

A iniciativa de realizar esse trabalho foi da fonoaudióloga Celita Queiroz de Oliveira que a mais de 10 anos à frente deste trabalho de incentivo a amamentação das mamães de Limeira do Oeste, realizando orientações nos grupos de gestantes e realizando visitas domiciliares para as mamães com seus recém-nascidos.

A profissional Celita fonoaudióloga também vereadora na atual gestão é autora da Lei Municipal de incentivo ao Aleitamento Materno instituindo ações educativa referente ao Agosto Dourado no município.

Durante o evento ouvimos relatos de algumas gestantes e tivemos a participação da primeira Dama Lionara. Todas as gestantes e puérperas presentes receberam brindes e presentes que contemplaram seus bebês.

A Coordenadora da Atenção Primária à Saúde enfermeira Cássia relatou que obteve resultados positivos dessa iniciativa, e que pretende realizar em 2023 outro evento semelhante com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde com Gestor Municipal Eder Aguiar Teixeira.

Pois incentivar a amamentação, é um ato de amor, e pode salvar vidas. A amamentação exclusiva até os seis meses de vida protege o bebê de várias doenças porque ele recebe anticorpos. Auxilia no processo da fala e no desenvolvimento e crescimento dos dentes.

Quem tiver interesse de conhecer esse trabalho entrar em contato na Unidade Básica de Saúde (34) 3453 – 1742 ou conversa com a fonoaudióloga Celita Queiroz de Oliveira (34) 99997 – 45.

Pesquisas consultadas:

Orientações sobre amamentação na atenção básica de saúde e associação com o aleitamento materno exclusivo.

https://www.scielo.br/j/csc/a/3FSQTRcvwrTWCzsvd6FXbHk/?format=pdf; https://aps.saude.gov.br/noticia/17997
https://annanasaude.com.br/pre-natal-odontologico-saiba-o-que-e-e-sua-importancia

 

 

 

- Publicidade -