Ação desenvolvida pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência contra Pessoa Idosa é realizada em Limeira do Oeste

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Foi realizado nesta última sexta-feira (16) no Centro de Convivência do Idoso uma ação de Conscientização referente ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Como previsto no Plano Municipal de Saúde de Violências de Causas Externas, em conjunto com a Secretaria Municipal de Promoção Social,  com grupo de Idosos (Melhor Idade), onde foi realizada orientações através de palestra e entrega de panfletos. O Dia 15 de junho foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa.

O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) censo 2010, existem quase 20 milhões de pessoas idosas que representa 11% da população.

Projeções apontam, que em 40 anos o percentual de pessoas idosas deve triplicar no Brasil, aproximando-se de 29,7% da população. Segundo tais projeções, em 2050 haverá duas vezes mais idosos do que crianças na sociedade brasileira.

Para garantir o envelhecimento da população de forma saudável, precisamos trabalhar intensamente na prevenção, identificação e no encaminhamento correto de casos de violência. O objetivo desse dia é chamar a atenção para a existência de violações nos direitos dos idosos e divulgar formas de denunciá-las e combatê-las.

De acordo com o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), considera-se violência contra o idoso qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, dano ou sofrimento, seja ele físico, psicológico ou patrimonial.

- Publicidade -