ATeG Balde Cheio promove Dia de Campo em Limeira do Oeste

Técnico de campo do ATeG Balde Cheio, Lair Covizzi Júnior, em uma das estações do Dia de Campo
- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Cerca de 100 produtores rurais e profissionais do setor participaram das atividades

O Sistema Faemg Senar e o Sindicato dos Produtores Rurais de Limeira do Oeste promoveram o 1º Dia de Campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Balde Cheio no município, que está inserido região do Triângulo Mineiro. Cerca de 100 produtores rurais e profissionais do setor circularam pelas quatro estações de trabalho fixadas na Fazenda São José.

A propriedade é assistida pelo programa desde julho de 2022 e os avanços conquistados neste período foram apresentados em uma das estações. O técnico de campo Lair Covizzi Júnior destacou que, no ano passado, a fazenda estava com pastagens degradadas e baixa produtividade, Neste contexto, a arrecadação não cobria o custo operacional efetivo da atividade leiteira.

“As mudanças iniciais foram na parte nutricional e já nos dois primeiros meses de assistência conseguimos um incremento de 58% na produção média de cada animal. Chegamos a aumentar a produção de leite em 119% no último ano e o incremento médio foi de 55% em relação ao ano anterior”, explicou.


Estações do Dia de Campo apresentaram diversas informações importantes

O técnico de campo também orientou o produtor para a reforma de 20 hectares de pastagem e a produção de alimentos dentro da propriedade. “Metade da área utilizamos para fazer o plantio de milho consorciado com a pastagem. O próximo passo é selecionar o rebanho e adquirir animais com melhor valor genético. Hoje já temos a cobertura do custo operacional efetivo e vamos trabalhar para a cobertura do custo total no próximo ciclo”, finalizou.

O produtor de leite Edson Marcos Gomes confirmou os resultados eficientes do ATeG Balde Cheio em sua propriedade. “A assistência é muito boa. Tivemos um aumento na produtividade com diminuição no custo de produção. As pastagens também estavam defasadas e fizemos o plantio de milho, para dar suporte na alimentação. Agora estamos avaliando outras mudanças, como fazer duas ordenhas por dia, em vez de uma”, comentou.

Evento produtivo

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Limeira do Oeste, Saulo Gonçalves Silva Júnior, destacou que o Dia de Campo foi importante para mostrar na prática os resultados do programa ATeG. “Mostramos para os produtores rurais a realidade, que é possível produzir mais e com qualidade, aumentando a lucratividade e, assim, a qualidade de vida. Agradecemos ao Sistema Faemg Senar pela parceria e parabenizamos todos os envolvidos no evento”, afirmou.


Dia de Campo do ATeG Balde Cheio foi realizado em Limeira do Oeste

Para o produtor Edson Gomes, o Dia de Campo foi uma oportunidade de aprendizado. “Foi uma honra receber o evento aqui, veio muita gente. Um dia produtivo, aproveitamos para tirar dúvidas sobre análise do solo, integração lavoura-pecuária, e outros assuntos”, ressaltou.

O gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller, enfatizou que o evento em Limeira do Oeste foi mais uma edição de sucesso. “Promovemos Dias de Campo nas diversas cadeias em propriedades assistidas pelo ATeG e sempre temos um bom público, como ocorreu no último fim de semana. É uma oportunidade para os produtores rurais acompanharem de perto o trabalho realizado por nossos técnicos de campo”, finalizou Tuller.

Além de apresentar o trabalho na Fazenda São José, as outras estações do Dia de Campo abordaram os desafios e soluções da cultura do milho para silagem, a importância da análise do solo e o Código Florestal.

- Publicidade -