Ação que da vida ao Bosque Municipal Nelson Coelho Araújo
Em parceria, Prefeitura Municipal através da Secretaria de Meio Ambiente e Copasa, e alunos da Escola Estadual Izoldino Soares de Freitas juntamente com colaboradores, realizaram o plantio de mudas de árvores no Bosque Municipal Nelson Coelho Araújo em comemoração ao dia mundial da água na manhã do dia (23/03).
Reunião para Implantação do Programa Pró-mananciais é realizada na Câmara Municipal de Limeira do Oeste
No último dia (23/04) a tarde, foi realizado na Câmara Municipal de Limeira do Oeste, lançamento do programa “PRÓ-MANANCIAIS”, para recuperação de nascentes e matas ciliares ao Ribeirão do Reserva com apoio do Município de Limeira do Oeste. Uma parceria com a Copasa, Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a população.
Fonte: Governo Municipal, Cuidando de Nossa Gente.
Fotos: Alexandre Filho
Programa Pró Mananciais
Desde o início de suas atividades, a COPASA vem implementando ações de proteção e preservação ambiental, com o objetivo de recuperar os recursos naturais das bacias hidrográficas que utiliza com a finalidade de abastecimento público.
Em 2016, a empresa juntou suas melhores práticas e criou o Programa “Pro-Mananciais”, para atender às novas diretrizes traçadas pela direção da empresa, com base em estudos sobre as reais necessidades de atuação em relação à proteção e conservação dos seus mananciais.
O Pro-Mananciais fundamenta-se nos programas anteriores de proteção de mananciais da COPASA, nas legislações, documentos nacionais e estaduais e no Programa “Cultivando Água Boa” do Estado de Minas Gerais.
O programa tem em sua concepção:
• A cultura de sustentabilidade;
• Ações de sensibilização, mobilização e de educação ambiental;
• Valorização dos saberes e crenças das comunidades;
• Estímulo à mudança de hábitos e costumes;
• Ética do cuidado;
• A construção coletiva do sentimento de pertencimento à microbacia hidrográfica;
• A responsabilidade compartilhada.
O Pró-Mananciais integra o compromisso da empresa com a responsabilidade socioambiental e o desenvolvimento sustentável. Traz em seu nome, a ideia da prevenção, do antecipar ações por meio do cuidado, da proteção e da recuperação das águas, pequenos cursos d’água desde a sua nascente até seu ponto de captação.
Embora as ações do Pró-Mananciais expandam seus benefícios para além das fronteiras da COPASA, seu objetivo é proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos dos mananciais que são utilizados para o abastecimento público, por meio de ações e estabelecimento de parcerias, que visem à melhoria da qualidade e quantidade das águas, favorecendo a sustentabilidade ambiental.
Dentre as ações desenvolvidas pelos técnicos da COPASA no Pró Mananciais, podemos destacar:
a) Cercamento de Nascentes
O cercamento das nascentes é fundamental para a conservação dos mananciais e dos ambientes nos quais estes estão inseridos e favorece o envolvimento e a conscientização das comunidades em prol da proteção e recuperação dos recursos hídricos.
As cercas instaladas evitam a ocorrência de intervenções negativas como o pisoteio de gado, que causa muita erosão e ainda obstrui o afloramento da água. Com o cercamento, a recomposição da mata ciliar acontece de forma natural, propiciando a melhoria da qualidade e da quantidade de água nas microbacias.
b) Cercamento e plantio de mudas nativas em Mata Ciliar
As matas ciliares constituem formações vegetais que ocorrem nas margens dos rios, córregos, lagos, lagoas, represas e nascentes. São consideradas pelo Código Florestal Federal (Lei Federal nº 12.651/2012) como áreas de preservação permanente.
As matas ciliares funcionam como filtro ambiental, retendo poluentes e sedimentos que chegariam aos cursos d’água. Portanto, a sua recuperação e manutenção propiciam a proteção das ribanceiras contra a erosão e o consequente assoreamento dos recursos hídricos, conservando a qualidade e o volume das águas.
c) Bacias de contenção de enxurradas (bolsões)
Diante da escassez dos recursos hídricos, os bolsões se tornam importantes obras ambientais que, por meio da captação da água das chuvas, ajudam a recarregar os lençóis freáticos, revitalizar mananciais, controlar erosões e áreas degradadas.
A construção dos bolsões é uma importante ação de sustentabilidade socioambiental na microbacia hidrográfica que, além de agilizar a recuperação ambiental, permite vários usos da água acumulada.
Ainda fazem parte das atividades do Pró-Mananciais, ações como a regularização de estradas vicinais, construção de sistemas de captação de água de chuva, estudos e implantação de alternativas para disposição adequada de dejetos, construção de biodisgestores e prevenção de incêndios florestais, entre outras.
Em 2017, o programa Pro-Mananciais está sendo desenvolvido em 58 municípios em todas as regiões do Estado.
O 1º Encontro Pró Mananciais foi realizado pela Copasa em Belo Horizonte entre os dias 21 e 23 de fevereiro passado e discutiu a preservação hídrica em Minas Gerais, o evento reuniu cerca de 300 pessoas, entre especialistas e comunidades de 53 municípios mineiros.
Segundo Carmo responsável da copasa de Limeira do Oeste, em 2018 a previsão é de que 149 municípios participem do progama e na região de Frutal são 06 cidades contempladas com o projeto, Limeira do Oeste, Santa Vitória, Capinópolis, Centralina, Frutal e Prata.
Texto retirado do site: http://www.copasa.com.br/wps/portal/internet/meio-ambiente/pro-mananciais