Programa Saúde na Escola em Limeira do Oeste – 2018

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

No dia (20/02), o Grupo de Trabalho Intersetorial, representado pelos profissionais da educação e saúde, que são responsáveis pela gestão do Programa Saúde na Escola (PSE), por meio de reuniões mensais, discutiram todo o desenvolvimento dos profissionais envolvidos nas ações em 2017, e o planejamento para o ano de 2018. Ao término das discussões, foi elaborado um cronograma, com as ações, com data, tema e profissionais envolvidos.

Os profissionais que representam a educação nesse grupo de trabalho são o Secretário Municipal de Educação Prof. Clodoaldo, Bianca da Escola Antônio Vicente Fonseca, Milena da Escola Honório Silveira Lacerda, Sandra Regina da Secretaria Municipal de Educação e da saúde são Secretário Municipal de Saúde Honório, Enf. Cássia da Coordenação da Atenção Primária à Saúde, Beatriz da Secretaria Municipal de Saúde, Celita Fonoaudióloga da Atenção Primária Saúde e a Cristiane Educadora em Saúde.

Ações foram iniciadas pela Educadora em Saúde com a temática Prevenção da Dengue, Zica Vírus e Chikungunya, combate ao mosquito Aedes aegypti, nas escolas municipais pactuadas no PSE onde envolve os trabalhos em parceria com a educação, como palestras, dinâmicas em classe e atividades com os alunos e professores sobre o tema.

As ações do PSE, em todas as dimensões, devem ser inseridas no projeto político pedagógico da escola, levando em consideração o respeito à competência político executiva dos Estados e Municípios, à diversidade sociocultural das diferentes regiões do País e à autonomia dos educadores e das equipes pedagógicas.

Destaca – se ainda a importância do apoio dos gestores da área de educação e saúde pois se trata de um processo de adesão que visa à melhoria da qualidade da educação e saúde dos alunos, que dá enfoque dos compromissos e pactos estabelecidos em ambos setores.

Nas escolas, o trabalho de promoção da saúde com os alunos, e também com os professores e funcionários, precisa ter como ponto de partida “o que eles sabem” e o “que eles podem fazer”. É preciso desenvolver em cada um a capacidade de interpretar o cotidiano e atuar de modo a incorporar atitudes ou comportamentos adequados para a melhoria da qualidade de vida.

A seguir segue o Cronograma com os temas, com os meses que serão desenvolvidos as ações do ano de 2018:

- Publicidade -