Prevenção e detecção de Sífilis no Município de Limeira do Oeste – MG

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde a principal forma de prevenção da sífilis é utilizando o preservativo, seja ele masculino ou feminino. É importante ressaltar que em todas as relações sexuais (anal, vaginal e oral) deve-se utilizar o preservativo. Além disso, a doença é uma infecção que possui vários estágios e que se caracteriza de acordo com a sua infectividade e o tempo de exposição ao organismo. Cada manifestação clínica é caracterizada por um estágio na qual poderemos ver a seguir:

1) Sífilis Primaria: Apresenta uma erosão ou úlcera no local de entrada da bactéria (pênis, vagina, ânus, boca), denominada de “cancro duro”, única, indolor. Esse estágio pode durar entre duas a seis semanas.

2) Sífilis Secundária: os sinais e sintomas surgem em média entre seis semanas e seis meses após a infecção e duram em média entre quatro e 12 semanas; podem ocorrer erupções cutâneas em forma de máculas e/ou pápulas, principalmente no tronco; lesões eritemato-escamosas palmo-plantares não pruriginosas, queda de cabelo, febre, mal estar, dor de cabeça.

3) Sífilis Latente: período em que não se observa nenhum sinal ou sintoma clínico da sífilis, A sífilis latente e dividida em latente recente (menos de um ano de infecção) e latente tardia (mais de um ano de infecção, mas o indivíduo continua a transmitir a doença.

4) Sífilis Terciária: Ocorre após o não tratamento da doença podendo cursar de dois anos a 40 anos depois do início da infecção. Nesta fase a Sífilis acomete o sistema nervoso central causando neurossífilis, problemas cardiovasculares e complicações ósseas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima 12 milhões de novos casos de sífilis no mundo a cada ano. Desse número 11 milhões, ou seja, mais de 90% dos casos estão na América Latina, Caribe, África subsaariana, sul e sudeste da Ásia. Exatamente na parte mais pobre do planeta. No mundo, a sífilis congênita é responsável por 29% de óbitos perinatal e 11% de óbitos neonatais e 26% de natimortos.

No Brasil, segundo dados da OMS sobre infecções de transmissão sexual na população sexualmente ativa, a cada ano, surgem 937.000 novos casos de sífilis. A prevalência na gestante é de 2,6%, o que corresponde a quase 50 mil gestantes com sífilis e 12 mil casos são de sífilis congênita por ano. A taxa de incidência de sífilis congênita é de cerca de 4 casos / 1.000 nascidos vivos. Ainda, a OMS considera que a sífilis congênita é eliminada quando a ocorrência é de 0,5 casos/1000 nascidos vivos.

Em Limeira do Oeste, as ações de educação em saúde voltadas a prevenção de doenças são realizadas pela Educadora em Saúde a Biomédica Cristiane, juntamente com os profissionais da Estratégia Saúde da Família ESF. A Educadora em saúde, ministra palestras de orientações nas escolas e na comunidade em pontos estratégicos como a AMBAJO e APAE sobre infecções Sexualmente Transmissíveis ( IST ) e AIDS sendo a Sífilis uma IST. E também nos grupos prioritários de acompanhamento das duas equipes da Estratégia Saúde da Família.

As Enfermeiras da ESF, em Limeira do Oeste, Janaína e Jane também fazem orientações nas UBSs voltadas a esses assuntos tanto em treinamentos com equipe, e com população que procuram os serviços de saúde.

A Unidade de Atendimento Imediato (UAI) Drª Marivone Ribeiro de Lacerda, possui coleta e laboratório, onde são realizados testes rápidos para detecção da bactéria da Sífilis, mediante solicitação do pedido de exame médico.

A responsável pela Vigilância Epidemiológica do município a Enfermeira Lindete, recebe dos profissionais encaminhamentos dos pacientes portadores da doença para notificação compulsória que é exigência do Ministério da Saúde esse cuidado para é para o controle, orientação do doente e do parceiro. Esse paciente é atendido pelo médico, e o medicamento para o tratamento é gratuito cedido pelo SUS – Sistema Único de Saúde.

O acompanhamento é regular com médico até a cura do paciente. Em casos de gestantes com Sífilis, a mesma é encaminhada para um Centro de Referência em Frutal, para acompanhamento até o nascimento do recém nascido, tudo mantido pelo SUS. Sendo importante ressaltar que essa gestante recebe orientação em saúde da equipe da Estratégia Saúde da Família regulamente, até mesmo depois do nascimento do recém nascido.

Qualquer Dúvida sobre esse assunto procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro, ou a Unidade de Atendimento Imediato da Cidade.

Cássia

Enfermeira Coordenadora da Atenção Primária a Saúde de Limeira do Oeste.

Secretaria Municipal de Saúde – Limeira do Oeste.

GOVERNO MUNICIPAL DE LIMEIRA DO OESTE CUIDANDO DE NOSSA GENTE. ADM. 2017/2020

- Publicidade -