Grupo de Tratamento do Tabagismo nas Unidades Básicas de Saúde de Limeira do Oeste

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O Dia Mundial da Luta contra o Tabaco é celebrado anualmente em 31 de maio. Também conhecido como “Dia Mundial Sem Tabaco” ou “Dia Contra o Cigarro”, esta data tem o objetivo de alertar os fumantes sobre os perigos do tabagismo e para os benefícios de uma sociedade livre de cigarros.

O Dia Mundial Contra o Fumo foi criado pela Organização Mundial da Saúde em 1987. No Brasil, quem organiza as atividades de conscientização sobre os perigos do tabaco é o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), um órgão ligado ao Ministério da Saúde.

Neste mês de maio iniciou nas duas Unidades Básicas de Saúde do Município de Limeira do Oeste, o Grupo de Tratamento ao Tabagismo. Pacientes interessados em parar de fumar que se inscreveram para participar do grupo que tem duração de 1 ano.

O grupo se reunirá uma vez no mês com palestras educativas sobre o tema, orientações em saúde com os profissionais, com orientações médicas, psicologia, fonoaudiologia, nutrição, assistente social, fisioterapeutas, orientação farmacêutica e também com a equipe de enfermagem.

Após as palestras é oferecido um lanche para os participantes do grupo, todos terão acesso gratuito ao medicamento específico para tratamento do tabagismo, adesivo de nicotina entre outros.

Hoje (29/05), a Educadora em Saúde Cristiane Souza realizou uma palestra na Câmara Municipal sobre o Dia Mundial da Luta contra o Tabaco ao grupo de hipertensos e diabéticos (Hiperdia), no período da manhã.

A promoção da saúde é uma das estratégias do setor da saúde para buscar a melhoria da qualidade de vida da população. O objetivo é promover uma gestão compartilhada entre usuários, trabalhadores do setor sanitário, de outros setores e movimentos sociais.

Ações de promoção da saúde devem considerar os determinantes sociais da saúde e de que maneira estes causam impacto na qualidade de vida da população. Os determinantes sociais são fatores sociais, econômicos, culturais, étnico-raciais, psicológicos, comportamentais e ambientais que influenciam o processo saúde-doença.

Nessa perspectiva, o Programa Nacional de Controle do Tabagismo desenvolve três ações centrais voltadas para a prevenção da iniciação, a cessação do tabagismo e para a promoção de ambientes livres de tabaco. Tendo em vista a  promoção da saúde da população o Instituto Nacional Câncer (INCA) desenvolve estratégias voltadas para os diferentes público-alvo: crianças, adolescentes, jovens, mulheres, populações de baixa renda, com pouca escolaridade e demais adultos.

Mais informações sobre o grupo de tratamento ao tabagismo:

UBS Francisco Simeão Bezerra bairro Joamário  contato: (34)3452 – 1742;

UBS Lucélia de Jesus Oliveira Garcia bairro são João contato: (34) 3453 – 0700.

Fontes pesquisadas: https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-de-luta-contra-o-tabaco/:

https://www.inca.gov.br/programa-nacional-de-controle-do-tabagismo/promocao-saude.

- Publicidade -