A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e a Emater-MG realizam na última quinta-feira, (13/06) em Carneirinho, o Curso de Manejo e Nutrição de Gado Leiteiro. Na oportunidade, os pesquisadores André Penido Oliveira e Leonardo de Oliveira Fernandes trataram de temas como Manejo Reprodutivo e Amansamento de novilhas no pré-parto visando melhoria do temperamento na ordenha e Manejo do sistema de produção do Gir Leiteiro da EPAMIG. (Práticas de ordenha, pastagens, alimentação e reprodução).
O curso é uma ação do projeto Socialização e Tecnologia do Reprodutor Gir Leiteiro da Epamig, que disponibiliza reprodutores do Programa de Melhoramento Genético da Empresa a associações pequenos produtores. “A oferta desses animais de alto potencial genético acontece por meio de um edital da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além de disponibilizar o reprodutor, os pesquisadores da Epamig deram um treinamento para os associados que farão uso coletivo do animal, buscando o melhoramento genético do rebanho”, conta Reginério Soares Faria, coordenador do projeto.
Na ocasião, foi feita a entrega oficial do reprodutor Gir Leiteiro, com a presença do presidente da Associação de Produtores Rurais União da Cascalheira, Jerônimo Barreto da Cunha, do extensionista agropecuário da Emater-MG, Leonardo Santana Santos, do Secretário de Agricultura e representante do poder executivo no Município de Carneirinho, Leonardo Carvalho Vilela de Lima, Tesoureiro do Sindicato dos Produtores Rurais de Carneirinho, Grimoaldo Ferreira de Lima, representando o poder legislativo o Vereador Ernesto Carneiro Leão Neves Vilela (Ernestinho) e do coordenador do projeto, Reginério Faria.
O evento teve como socialização um delicioso café da manha, almoço e fechou com um lanche para os convidados. Ao todo estiveram presentes entre associados, corpo técnico e autoridades locais aproximadamente 35 pessoas.
Após a solenidade os participantes da associação juntamente com o extensionista Leonardo Santana criaram um regimento interno contando com 3 representantes para a administração do reprodutor e traçaram um cronograma de utilização do touro com nome “TARDO DA EPAMIG” que tem idade de 22 meses mas já conta com todos os exames de brucelose, tuberculose e andrológico o touro tem em sua genealogia genética de touros renomados da raça como Xiato da Epamig, C.A. Sansão e C.A. Eveste. Este animal ficará aproximadamente 42 dias em cada propriedade respeitando um limite inicial de até 20 matrizes por reprodutor por ser um animal ainda jovem.
Entrega de touro P.O. Gir Leiteiro através da Epamig para Comunidade de Carneirinho/MG
- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
- Publicidade -