O alcoolismo é uma doença de caráter físico-psicológico, na qual o doente torna-se incapaz de cuidar de si mesmo e dos familiares. “Uma forma de identificar a doença diz respeito à perda dos laços familiares e de trabalho, que garantem ao indivíduo uma identidade social, por exemplo, a de pai e a de trabalhador”, sendo importante destacar que adolescentes e jovens estão cada vez mais cedo tendo contato com as bebidas alcoólica.
O consumo compulsivo da bebida alcoólica é classificado como doença crônica, classificado como adoecimento, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O uso do álcool, sobretudo o uso excessivo, debilita o sistema imunológico e, assim, reduz a capacidade de enfrentar doenças infecciosas.
O diagnóstico da síndrome de dependência do álcool é, geralmente, realizado pela observação de uma série de comportamentos e sintomas:
- O forte desejo de beber,
- A dificuldade em controlar o consumo,
- O uso continuado do álcool,
- O não cumprimento de atividade regulares para o uso da bebida,
- A necessidade de aumentar as doses para obter efeitos desejados e, por vezes, os sintomas de abstinência física (indicativos de sudorese, tremores e mudança de humor).
As mentiras criadas sobre o consumo de álcool e a COVID-19 o Coronavírus
Mentira: O consumo de álcool destrói o vírus que causa a COVID-19.
Verdade: O consumo de álcool não destrói o vírus que causa a COVID-19 e provavelmente aumenta os riscos para a saúde se a pessoa contrair o vírus. O álcool (a uma concentração de pelo menos 60% por volume) funciona como um desinfetante para a pele, mas não tem esse efeito dentro do seu organismo quando ingerido.
Mentira: Beber uma bebida alcoólica forte mata o vírus no ar inalado.
Verdade: O consumo de álcool não mata o vírus no ar inalado, não desinfeta a sua boca e garganta nem oferece nenhum tipo de proteção contra a COVID-19.
Mentira: O álcool (cerveja, vinho, destilados ou licores de ervas) estimula a imunidade e a resistência ao vírus.
Verdade: O álcool tem um efeito nocivo sobre o sistema imunológico e não estimula a imunidade nem a resistência ao vírus.
Álcool: o que fazer, e o que não fazer, durante a pandemia de COVID-19
- Evite totalmente o álcool para que você não prejudique o seu próprio sistema imunológico e a sua saúde nem coloque em risco a saúde dos outros;
- Evite usar o álcool como um gatilho para fumar, e vice-versa: as pessoas tendem a fumar, ou fumar mais, quando bebem, e o tabagismo está associado a uma evolução mais complicada e perigosa da COVID-19. Lembre-se também que fumar em ambientes fechados é prejudicial às outras pessoas da sua casa e deve ser evitado;
- Tenha cuidado para que as crianças e os jovens não tenham acesso ao álcool e evite que elas o vejam bebendo; seja um bom exemplo;
- Discuta com as crianças e jovens os problemas associados ao consumo de álcool e à COVID-19, como violações de quarentena e distanciamento físico, que podem agravar a pandemia;
- Controle o tempo de tela dos seus filhos (incluída a televisão), pois essas mídias estão cheias de propagandas e anúncios sobre bebidas alcoólicas;
- Nunca misture o álcool com medicamentos, mesmo os fitoterápicos ou de venda livre, porque isso pode torná-los menos eficazes ou elevar a sua potência provocando intoxicação no corpo; O ALCOOLISMO é uma DOENÇA e pode ser tratado, VAMOS DAR AS MÃOS, VOCÊ NÃO ESTA SOZINHO! PROCURE AJUDA MÉDICA NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE.
- Telefone para contato:
- Posto de Saúde do Bairro Joamário: 3453 – 1742
- Posto de Saúde do Bairro São João: 3453 – 0700
A Coordenadora da Atenção Primária à Saúde Enfermeira Cássia, informou que os profissionais da Academia da Saúde, Agentes Comunitários de Saúde estão divulgando esse trabalho por meio de panfletos com orientações sobre essa temática, realizando visitas domiciliares.
Não se esqueça do mais importante: Você não deve, em hipótese alguma, beber nenhum tipo de produto alcoólico como forma de prevenir ou tratar a infecção pelo novo coronavírus.
Fonte: Link: https://www.uniad.org.br/wp-content/uploads/dlm_uploads/2020/04/PT_ALC_COVID_LONG_SHEET_11420OPAS.pdf (OPAS/OMS).
IMPORTANTE LEMBRAR QUE: A PREVENÇÃO AO COVID-19, ESTÁ EM REDOBRAR OS CUIDADOS COM A LAVAGEM DAS MÃOS, USO DE ÁLCOOL GEL NAS MÃOS E USO DE MÁSCARA QUANDO FOR SAIR DE CASA.
#SE PUDER FIQUE EM CASA.