Quase 10 mil pessoas e seis mil veículos foram abordados. Ação, que ocorreu em mais de 90 cidades, teve objetivo de combater crimes específicos em cada região.
As regionais de Polícia Militar (RMP), 5ª, 9ª e 10ª, responsáveis pelo Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, divulgaram nesta segunda-feira (27) um balanço total de resultados das ações da Operação “Triângulo Seguro”, realizada na última sexta-feira (24).
O objetivo central foi promover a prevenção e controle à criminalidade. No total, 88 municípios foram contemplados com a força-tarefa de mais de 1.500 policiais. Quase 10 mil pessoas e seis mil veículos foram abordados. Quase 130 prisões foram realizadas. Veja abaixo os números.
Os trabalhos foram feitos conforme demandas locais. Batida policial, blitz e patrulhas para combater porte ilegal de arma de fogo, roubo veículos e tráfico de drogas foram as principais ações.
Regionais
A 5ª Regional abrange Uberaba (sede) e cidades do entorno. A 9ª RPM refere-se à Uberlândia (sede) e Ituiutaba, por exemplo. Na 10ª, estão Patos de Minas (sede) e Patrocínio, dentre outras.
Resultado total
Na manhã desta segunda-feira (27), a PM divulgou resultados gerais, em números, das principais frentes de atuação na soma de todas as ações. No total das três regionais, incluindo as companhias respectivas subordinadas, o resultado foi:
Força-tarefa
Neste sábado (25), a PM divulgou um balanço geral da força-tarefa desprendida. Dos recursos empregados na operação nos 30 municípios da 5ª Região de Polícia Militar (RPM), 18 municípios da 9ª RPM, 23 municípios da 10ª RPM e 17 municípios da 16ª RPM, somou-se a quantidade de 1.566 militares empregados e 713 viaturas policiais.
Regiões da Polícia Militar (RPM) de Uberlândia, Uberaba e Patos de Minas participaram da operação, além da área de abrangência de Unaí. Ao todo, 88 municípios foram contemplados. Segundo a PM, a operação foi desencadeada com intuitos específicos para cada região.
Alto Paranaíba
Na área da 10ª RPM que, por exemplo, abrange Patos de Minas e Patrocínio, foram 195 policiais empregados com 91 viaturas que realizaram 88 operações específicas. No total, 25 pessoas foram conduzidas. Veja o que foi apreendido e os resultados:
-
três armas de fogo apreendidas;
-
79 munições apreendidas;
-
duas dolas de cocaína apreendidas;
-
uma pedra de crack apreendida;
-
16 buchas de maconha apreendidas;
-
um cigarro de maconha apreendido;
-
11 tabletes de maconha apreendidos.
-
20 veículos apreendidos/removidos;
-
856 pessoas abordadas;
-
411 veículo abordados;
-
22 Autos de Infração de Trânsito lavrados;
-
26 mandados de busca e apreensão cumpridos.
Ações específicas em Patrocínio
Ainda na sexta, a PM de Patrocínio informou que um efetivo de 113 policiais foi empregado no município. Na cidade, a operação começou durante a madrugada e duas prisões foram divulgadas.
Os detidos são uma mulher e um homem, ambos de 30 anos, que estavam com dez tabletes e 12 buchas de maconha, além de sementes da droga. O material foi apreendido.
Uberlândia
Em Uberlândia, corporação adiantou que as ações começaram no início da manhã de sexta com previsão de término às 23h do mesmo dia. Cidades do entorno, da abrangência da 9ª Regional da Polícia Militar (RPM), também foram contempladas.
- Número de operações – 504
- Veículos apreendidos – 134
- Veículos recuperados – 8
- Pessoas abordadas – 9594
- Veículos abordados – 5881
- Autos de Infração de Trânsito Lavrados – 810
- Mandado de busca e apreensão cumprido – 40
- Mandado de prisão cumprido – 25
- Prisões realizadas – 128
- Apreensão de menores – 11
- Operação Lei Seca – 19
- Armas e munição – 10 (arma branca)
- Munição – 136
- Cocaína – 11 gramas, 101 dolas e 143 pinos
- Crack – 12.280 gramas e 166 pedras
- Maconha: 536 gramas, 156 buchas, 15 cigarros e 16 tabletes
Conforme a PM, a atuação ocorreu de acordo com planejamento prévio de cada unidade, para atender as necessidades específicas de segurança dos bairros, considerando índices de violência, de determinados locais em Uberlândia.
Uberaba
Em Uberaba, o lançamento foi feito durante a tarde, no terminal Sudoeste da cidade. A 5ª RPM é localizada no município e o lançamento da operação contou com a presenta de diversos responsáveis por batalhões e comandantes.
Segundo a PM de Uberaba, a ação visou abordar pessoas e veículos para identificar e prender autores de crimes em flagrante ou através de mandados judiciais, além de também apreender drogas, armas e veículos irregulares.
Veja cidades por regional
- A 5ª RPM, com sede em Uberaba, é formada por 30 cidades:
Água Comprida, Araxá, Campina Verde, Campo Florido, Campos Altos, Carneirinho, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Fronteira, Frutal, Ibiá, Itapagipe, Iturama, Limeira do Oeste, Nova Ponte, Pedrinópolis, Perdizes, Pirajuba, Planura, Pratinha, Sacramento, Santa Juliana, Santa Rosa da Serra, São Francisco de Sales, Tapira, Uberaba, União de Minas e Veríssimo.
- A 9ª RPM é formada por 18 cidades:
Araguari, Araporã, Cachoeira Dourada, Canápolis, Capinópolis, Cascalho Rico, Centralina, Estrela do Sul, Grupiara, Gurinhatã, Indianópolis, Ipiaçu, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Prata, Santa Vitória, Tupaciguara e Uberlândia.
- A 10ª RPM, com sede em Patos de Minas, é formada por 23 cidades:
Abadia dos Dourados, Arapuã, Carmo do Paranaíba, Coromandel, Cruzeiro da Fortaleza, Douradoquara, Guimarânia, Iraí de Minas, Lagamar, Lagoa Formosa, Lagoa Grande, Matutina, Monte Carmelo, Patos de Minas, Patrocínio, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, Romaria, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Serra do Salitre, Tiros e Varjão de Minas.