As principais dicas e que consubstanciam ações que vão de fato proteger o condutor de acidentes, ou quando não possível de evitar o acidente, terá a capacidade de redução drástica dos efeitos danosos do acidente, sejam humanos ou materiais.
1 – REDUÇÃO DA VELOCIDADE EM TRECHOS DE IRREGULARIDADE LONGITUDINAL DE PAVIMENTO; A irregularidade da pista provoca pela trepidação decorrente a perda considerável da aderência dos pneumáticos com a pista, reduzindo muito a estabilidade do veículo e sua capacidade para diversos movimentos, mas principalmente na realização de conversões e distância de frenagem.
2 – VERIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO CONTINUADA NOS SISTEMAS DE AMORTECIMENTO, FREIOS, DIREÇÃO E PNEUMÁTICOS;
Todos estes sistemas são muito exigidos durante o trânsito em pisos irregulares, e mais ainda quando da ocorrência de imprevistos como animal na pista, buraco, ou perda do controle direcional do veículo.
3 – UTILIZAÇÃO DO CINTO DE SEGURANÇA VEICULAR E CAPACETE PARA MOTOS;
Durante um evento de sinistro que cause acidente, verifica-se que a utilização do capacete para motos, do cinto de segurança veicular, sistemas de retenção como cadeirinha, bebê conforto ou assento de elevação, suporta grande parte da carga cinética da dinâmica do movimento do veículo, absorvendo grande parte deles ou protegendo a pessoa de seus efeitos.
4 – OBSERVAÇÃO DA SINALIZAÇÃO;
A observação da sinalização auxilia o condutor na preparação mental de ações que se antecipam aos eventos dinâmicos que ocorrerão com o veículo na pista, como uma curva, local de entrada e saída de veículos, cruzamentos etc;. Isso reduz o tempo de reposta e evita a adoção de ações equivocadas e que possam agravar a dinâmica do acidente.
5 – MANUTENÇÃO DA ATENÇÃO NA RODOVIA;
A atenção constante na via é parte muito importante para antecipar demandas de dirigibilidade no veículo e incontinente percepção das dinâmicas de tráfego e demandas por intervenção no curso e velocidade do veículo.
6 – OBEDIÊNCIA AO PRINCÍPIO “VER E SER VISTO”;
A utilização de dispositivos de iluminação, sejam os faróis ou DRL – daytime running light, ou luzes de rodagem diurna, são de extrema importância para manutenção da visibilidade do veículo. Bem assim deve-se dizer da correta utilização do sistema de SETAS, que tem a capacidade de, atrelado aos demais cuidados, antecipar para os demais usuários da via ações futuras dos demais condutores e auxiliar em conjunto com o item 4.
7 – MANUTENÇÃO DAS DISTÂNCIAS EM RELAÇÃO A OBSTÁCULOS E VEÍCULOS;
A manutenção de distâncias de segurança, ou mesmo a AMPLIAÇÃO destas distâncias é fator determinante para a ampliação do tempo e distância de resposta do veículo aos acionamentos de freios, resposta a comandos de mudança de direção e retomada de estabilidade.
8 – NÃO BEBER E DIRIGIR
Essa regra para além de estar atrelada a um mandamento legal é também de suma importância pela capacidade que o estado de embriaguez tem de suprimir no condutor os cuidados e observância de todos os demais cuidados e providências que foram elencadas anteriormente, cite-se:
A. Diminuição das funções de vários centros nervosos.
B. Comportamento incoerente ao executar tarefas.
C. Diminuição da atenção e da vigilância, reflexos mais lentos, dificuldade de coordenação e redução da força muscular.
D. Redução da capacidade de tomar decisões racionais ou de discernimento.
E. Alteração de algumas funções visuais.
F. Alterações graves da coordenação motora, com tendência a cambalear e a cair frequentemente.