Na última quarta-feira (16), aconteceu no município de Limeira do Oeste-MG a colheita de uma lavoura da cultura de arroz que despertou curiosidade e lembranças de muitas pessoas da região. O produtor Augusto Lopes da Rocha, mais conhecido como “Baianinho”, agricultor familiar da Fazenda Barreiro PA (Projeto de Assentamento) Iturama foi quem propiciou este resgaste cultural.
As sementes foram trazidas pela EMATER MG através do Extensionista Local César Correia Santos, que por meio de um agricultor chamado José Ricardo Roldão Filho vulgo “Caipira” do município de Itapagipe disponibilizou um pouco de sementes e repassou a um agricultor do PA Reserva, o Sr. Ozair Dias que foi o pioneiro em 2020, depois de vários anos, no plantio da cultura e rendeu bons frutos, sendo inspiração para Augusto, a esposa Cleonice, os filhos Leandro, Dayane e Leidiane, ao qual adquiriu um pouco de sementes.
Durante a colheita que foi em forma de mutirão, além da família, alguns vizinhos e amigos participaram desta ação, relembrando à infância através de um bate papo bem descontraído. No período da manhã, fizeram o corte do arroz e após o delicioso almoço, bateram na banca, como antigamente era feito os fachos para tirar o arroz e ensacaram cerca de 12 sacos de arroz em casca.
De acordo com Baianinho foi muito bom poder ter plantado estas sementes, através disso poder ter a produção, e também ver seu filho Leandro de uma geração mais jovem que nunca tinha vivenciado este processo e Sr. Jurandir que é amigo da família, ao qual conviveu vários anos cultivando a cultura do arroz, e juntos participarem deste momento em uma interação e encontro de gerações. Além do mais, segundo Baianinho, este plantio foi uma forma de ver que tudo que se planta com amor e dedicação colhe bons frutos e assim pretende plantar mais uma área nos próximos anos.