Limeira do Oeste comemora hoje 30 anos de Emancipação Política

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

4- Formação do Municipio:

 Iniciou-se a Campanha de Emancipação Política através da Comissão Emancipacionista que levaram em mãos aos membros da Comissão Estadual, os documentos do processo de Emancipação do Distrito de Limeira do Oeste.

 

O Processo de Emancipação Política de Limeira do Oeste iniciou-se em 1987, onde criaram uma Comissão de Emancipação.

 

Em 15 de Novembro de 1991 realizou-se um Plebiscito, onde a população decidiu favorável a emancipação, com mais de 3.000 votos. No dia 27 de Abril de 1992 com a Lei nº 10.704 foi homologada a Emancipação e nesse mesmo ano, em 03 de Outubro  houve eleições gerais para escolha do primeiro prefeito e vereadores.

Jorge Mauro Corrêa Gomes – Intendente 1992

Em 05 de Dezembro de 1992, foi designado pelo Governador do Estado de Minas Gerais, como Intendente Dr. Jorge Mauro Corrêa Gomes, que assume para preparar o município dando lhes condições de funcionalidade, onde comunica a existência do novo município às empresas de Correios e Telégrafos (ECT), ao IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, ao (TRE) Tribunal Regional Eleitoral e ao Instituto de Geociências Aplicadas.

Iniciou-se a instalação da prefeitura e da Câmara Municipal com condições mínimas de funcionamento, desde a mobília, os impressos e as contas bancárias foram baixados dois decretos desvinculando a taxa de iluminação pública e o convênio com a Cemig, Central Elétrica de Minas Gerais. Montaram-se propostas para municipalização da saúde, sendo o Primeiro Chefe do Gabinete do Prefeito Antônio Ferrari.

Em 1º de Janeiro de 1993 foram empossadas as primeiras autoridades  constituídas pela eleição de 03 de Outubro de 1992. Nesta primeira eleição de Limeira Do Oeste como município, disputaram o fundador José Cândido de Lima para prefeito,  Vice José Beltramini, pelo partido PL nº 22 e  Antônio Ferrari para prefeito com o Vice  Clóvis Benedito Barbosa pelo partido  nº 15 PMDB e Honório José de Lacerda e seu vice Sérgio Gouveia Cancela pelo partido nº 45 PSDB e contou com 53 candidatos a vereador.

No dia 10 de Julho de 1993 em Cerimônia Solene, os vereadores promulgaram a Lei Orgânica do Município de Limeira do Oeste.

O Primeiro Executivo e Legislativo de Limeira Do Oeste é de 01/01/1993 à 31/12/1996.

O primeiro prefeito, Sr. Antônio Ferrari, nascido em Votuporanga aos 08 de Fevereiro de 1945, tendo como pais Ernildo Ferrari e Eliza Burachi Ferrari. É casado com a professora Eunice Mara Simeão Ferrari. Seus filhos: Josiane, Fabíola e Ernildo Neto.

O Primeiro Vice-Prefeito Sr. Clóvis Benedito Barbosa, nascido em 14 de Dezembro de 1.958, filho de José Ferreira Barbosa e D. Maria Barbosa, casado com Divina das Dores Cunha Barbosa, seus filhos, Janayne, Jaquelyne, Julyana e Fernando.

O primeiro Presidente da Câmara Municipal de Limeira Do Oeste foi Aparecido Baldan por dois mandatos, Brazulmar Alves Franco e Pedro Socorro do Nascimento sendo um por ano e os primeiros vereadores foram Brasulmar Alves Franco, Pedro Socorro do Nascimento, Moacir Martins da Silva, Antonio Soares de Queiroz, Nelson Moraes Pessoa, Sérgio Alves Garcia, Ademar Dezaneti, Aparecido Baldan e José Carlos Nogueira.

1º Prefeito Municipal Antônio Ferrari e Vice Clóvis Benedito Barbosa
1º Legislativo de Limeira do Oeste – 1993/1996.

Símbolos Municipais

 Através da Lei nº 024 de 11 de Maio de 1993, sancionada pelo Prefeito Antonio Ferrari, instituiu-se o Brasão, no artigo 1º,  a Bandeira no artigo 2º e o Hino do Município. Em 2003 a Lei n° 353 de 19 de Agosto, altera a redação do art. 3° da Lei n° 024 de 11 de maio de 1993, onde foi acrescentado o refrão.

Os símbolos e o Hino de Limeira do Oeste, foram escolhidos através de concurso público realizado pela Câmara Municipal de Limeira do Oeste, e apresentado o resultado em 31 de Março de 1.993, e teve como vencedores:

Bandeira do Município: Carlos Roberto Rezende Costa

Música do Hino: Sebastião Pandolf

Letra Hino Municipal: Mariá Bertoloto Costa

Brasão: Alessandro Correia

 O Hino do Município foi instituído pela Lei nº 024  de 11 de maio de 1993, como Hino Oficial de Limeira Do Oeste. A letra é de autoria de Mariá Bertoloto Costa e a música de Sebastião Pandolfi. Está registrado sob protocolo de nº 784. O oficio nº 01/03 de Junho de 2003 e sua primeira apresentação pública foi no dia 28 de Junho de 2003. Em 2003 a Lei n° 353 de 19 de Agosto, altera a redação do art. 3° da Lei n° 024 de 11 de maio de 1993.

O Brasão do município de autoria de Alessandro Correia, instituído pelo art. 2º da Lei nº 024 de 11 de maio de 1993 e alterado pelo art. 1º da Lei nº 175 de 12 de maio de 1997.

A Bandeira do Município é de autoria de Carlos Roberto R. Costa, e foi instituída pela Lei nº 024 de 11 de maio de 1993 e obedece à regra geral, tendo o retângulo e o triângulo e suas características são um retângulo de cor azul e amarelo com um triângulo eqüilátero ao centro, na cor verde, contendo duas mãos entrelaçadas dentro do triângulo e os dizeres “União e Progresso” em tamanho oficial. Hoje o município é denominado de Limeira Do Oeste e seu Adjetivo Pátrio é Limeirense.

PARABÉNS LIMEIRA DO OESTE, PARABÉNS LIMEIRENSES, PARABÉNS A TODOS ENVOLVIDOS NA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA, SUCESSO SÃO OS VOTOS DO LIMEIRA NOTÍCIAS MG.

 

- Publicidade -