Encerramento do 5º Desafio Fitness/2024 – Academia da Saúde de Limeira do Oeste

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

No dia 10 de dezembro de 2024 aconteceu o encerramento do Desafio Fitness 2024 das Turmas da Zumba ministradas pela Educadora Física Adriely e Karen.

A dinâmica do desafio é um conjunto de orientações com a nutricionista Nádia da equipe e Multi e atividades físicas com as educadoras físicas do Polo da Academia da Saúde.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a atividade física regular é um fator chave de proteção para prevenção e o controle das doenças não transmissíveis (DNTs), como as doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e vários tipos de cânceres. A atividade física também beneficia a saúde mental, incluindo prevenção do declínio cognitivo e sintomas de depressão e ansiedade; e pode contribuir para a manutenção do peso saudável e do bem-estar geral.

A Coordenadora da Atenção Primária à Saúde Aparecida de Cássia dos Santos, relatou que há 5 anos desenvolve o desafio fitness e tem sido muito importante os resultados as participantes perdem peso, sob o olhar e orientações da nutricionista.

O encerramento sempre é um momento de descontração aonde as vencedoras apresentam os resultados da perda de peso.

Nesse último ano contaram com o apoio de patrocinadores externos para os prêmios como o fotógrafo profissional Higor Martins que premiou a primeira colocada que perdeu mais peso com um ensaio fotográfico.

Atualmente, a OMS recomenda de 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada vigorosa por semana para todos os adultos e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes. Mas claro, esse é o cenário ideal. Se você é uma pessoa sedentária, comece devagar e vá aumentando o ritmo aos poucos.

Uma curiosidade do manual Diretrizes da Organização Mundial de Saúde para atividade física e comportamento sedentário, cita que a atividade física pode proporcionar benefícios para a saúde de adultos e idosos que vivem com a seguintes condições crônicas: para sobreviventes de câncer – a atividade física diminui a mortalidade por todas as causas, mortalidade específica por câncer e o risco de recorrência ou câncer secundário; para as pessoas que vivem com hipertensão – a atividade física diminui a mortalidade por doença cardiovascular, a progressão da doença, melhora a função física e a qualidade de vida relacionada à saúde; para pessoas que vivem com diabetes tipo 2 – a atividade física reduz as taxas de mortalidade por doença cardiovascular e os indicadores de progressão da doença; e para pessoas que vivem com HIV – a atividade física pode melhorar o condicionamento físico e a saúde mental (reduz os sintomas de ansiedade e depressão) e não afeta adversamente a progressão da doença (Contagem de CD4 e carga viral) ou a composição corporal.

Ao término dessa reportagem a Coordenadora da Atenção Primária à Saúde enfermeira Aparecida de Cássia explica que não fomos feito para ficar parados, atividade física sempre será sinônimo de saúde.

A mesma parabenizou todas as participantes da Zumba que participaram do Desafio Fitness 2024, agradeceu o empenho da educadoras físicas pela dedicação e pelo trabalho desenvolvido juntamente com a nutricionista. E agradeceu a Secretaria Municipal de Saúde pela gestão dos recursos da POEPS (Política Estadual de Promoção da Saúde) serem destinados para os desenvolvimentos desses trabalhos de Promoção da Saúde no município.

Link consultado: Diretrizes da Organização Mundial de Saúde para atividade física e comportamento sedentário. https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/337001/9789240014886-por.pdf
Acesso: 20/12/2024

- Publicidade -