A Secretaria Municipal de Saúde de Limeira do Oeste comemorou nesta sexta-feira na Academia da Saúde no Bosque Municipal o dia Mundial da Saúde, onde reuniram os profissionais da área, prefeito, vice-prefeito, vereadores, secretários, autoridades do município, funcionários públicos, alunos da Escola Municipal Antônio Vicente Fonseca, grupo da melhor idade e a Ativa.
O Secretário de Saúde agradeceu a presença de todos e falou da importância de comemorarmos essa data, pois serve como alerta para cuidarmos melhor de nossa saúde.
O Vice-Prefeito Honório falou da preocupação do fechamento da sala de cirurgia do Hospital Nossa Senhora Aparecida da cidade de Iturama, foi uma perda para todos.
O prefeito Pedro Socorro falou: “Da divisão de atendimentos das UBS, (Francisco Simeão, no bairro Joamário e Lucélia, no bairro São João), e que a clínica é para todos em suas emergências, para a organização de setores, ressaltou que está estruturando uma nova secretaria para a saúde, para otimizar o trabalho dos profissionais e oferecer um serviço melhor para os usuários, que será na rua Goiás em frente a CNB, falou das atividades físicas que acontecem na Academia do Bosque e que a secretaria de Esporte está investindo em atividades para acolher as crianças, os jovem e adultos que querem praticar esporte em forma de desenvolver uma saúde melhor”.
Foi dada uma palestra sobre depressão com a Psicóloga Sidcléia, teve atividade física com a Educadora Física Elayne Souza, foram disponibilizados serviços de saúde como: pesagem (avaliação antropométrica), orientação odontológica, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, distribuição de panfletos com temas relacionados à saúde.
O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 07 de abril porque essa data coincide com a data de criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948.
Ter saúde é um direito de todo cidadão, e o Estado deve garantir que todos tenham acesso a serviços de promoção, prevenção e recuperação da saúde. Segundo o Art. 196 da Constituição Federal de 1988, “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”