Microsoft mira Amazon ao investir em pagamento automático para varejo

Microsoft apresentou amostra da tecnologia para varejistas de todo o mundo e tem conversas com Walmart sobre uma potencial colaboração.

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A Microsoft está trabalhando numa tecnologia para eliminar caixas e filas em lojas varejistas, desafiando a loja automatizada da Amazon.

A gigante de software está desenvolvendo sistemas que rastreiam o que os compradores adicionam aos carrinhos de compra, disseram seis pessoas familiarizadas com o assunto. A Microsoft apresentou uma amostra da tecnologia para varejistas de todo o mundo e tem tido conversas com Walmart sobre uma potencial colaboração, disseram três das fontes.

A tecnologia visa a ajudar varejistas a acompanhar o ritmo da Amazon Go, loja altamente automatizada que foi aberta ao público em Seattle em janeiro deste ano — duas novas unidades serão abertas em breve em Chicago e San Francisco. Os clientes da Amazon escaneiam seus smartphones numa catraca para ingressar na loja. Câmeras e sensores identificam o que eles removem das prateleiras. Quando os clientes terminam de fazer compras, eles simplesmente deixam a loja, e a Amazon lança a conta no cartão de crédito registrado.

A Amazon Go fez rivais buscarem maneiras de se preparar para mais uma mudança liderada pela empresa. Alguns testaram programas em que os clientes escaneiam e embalam cada item enquanto compram, com resultados mistos.

Para a Microsoft, tornar-se um aliado estratégico de varejistas pode resultar grandes negócios. Além de criar tecnologias de varejo, a empresa ocupa o segundo lugar, atrás da Amazon, na venda de serviços em nuvem, essenciais para a operação de sites de comércio eletrônico, por exemplo.

Não está claro quando a Microsoft apresentará seu serviço de pagamento automatizado ou se essa tecnologia é a resposta que os varejistas estão procurando. Alguns, porém, vêem a tecnologia como a próxima grande inovação em compras, que os concorrentes da Amazon não podem ignorar.

Equipamento caro

O esforço da Microsoft até agora é liderado pela equipe de inteligência artificial, disse uma pessoa. Um grupo de 10 a 15 pessoas trabalhou em uma série de tecnologias para lojas de varejo e apresentou alguns de seus esforços para o presidente-executivo da empresa, Satya Nadella, disse a fonte.

Em reunião com a equipe meses atrás, Nadella recomendou um dispositivo que possa gerenciar dispositivos conectados, como câmeras de vigilância, com transferências mínimas de dados para a nuvem, o que reduziria os custos, disse a pessoa.

Tornar sua tecnologia barata o suficiente para não acabar com as já apertadas margens de lucro dos supermercados é um grande desafio para a Microsoft, disse outra pessoa.

A Microsoft já apresentou os fundamentos do seu sistema de checkout automatizado no seu centro em Redmond.

A equipe interna da Microsoft, incluindo um especialista em visão computacional contratado da Amazon Go, trabalhou na conexão de câmeras aos carrinhos de compras para rastrear os itens dos clientes. E estudou novas formas de os smartphones serem envolvidos na experiência de compra, disseram as pessoas. Ainda assim, a indústria está tentando alcançar a Amazon.

A empresa passou quatro anos construindo a Amazon Go em segredo, antes de lançar um piloto apenas para funcionários em seu campus de Seattle em 2016. Ela coletou dados por mais quase 14 meses antes de abrir as portas de sua primeira loja em Seattle. A Amazon disse que não tem planos de introduzir a tecnologia de pagamento automatizado em sua cadeia de supermercados Whole Foods Market, que comprou no ano passado.

A empresa ainda está trabalhando duro para melhorar o serviço. O vice-presidente da Amazon, Dilip Kumar, disse à Reuters no início deste ano que está treinando computadores para identificar itens ou atividades com um mínimo de informação.
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