Colmeia realiza ações para revitalizar o manancial Ribeirão do Reserva em Limeira do Oeste – MG

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O termo Colmeia significa Coletivo Local de Meio Ambiente, constituído por instituições públicas e privadas e proprietários formado a partir do Programa Pro Mananciais, com o intuito de tomadas de decisões, formalização de documentações necessárias, croquis, visitas técnicas, adequação a legislação ambiental, com o objetivo de recuperar e preservar o manancial onde é feita a captação para o abastecimento público.

O programa Pro Mananciais, chega a Limeira do Oeste – MG, para mitigar problemas na captação, como excesso de areia, principalmente em dias chuvosos, causados por problemas ambientais, na área de drenagem a montante (nas propriedades ao redor). Sendo eles: assoreamento de corpos hídricos, erosões, falta ou necessidade de curvas de nível, degradação de estradas rurais, ausência de bolsões, entre outros.

Sendo assim o programa chega para beneficiar diretamente o produtor rural e indiretamente toda população que depende do abastecimento público de Limeira do Oeste-MG.

O Pré-Diagnóstico e Plano de Ação foram feitos em propriedades que os proprietários aceitaram participar do programa, de primeiro momento iria atender a demanda de 06 propriedades, mas o programa é continuo. Houve treinamento para os integrantes do Colmeia, com a empresa VIDA MEIO AMBIENTE de Belo Horizonte – MG, com objetivo de esclarecer dúvidas, relembrando os princípios e fundamentos do Programa Pro Mananciais e possível Plano de Ação para próximo ano, podendo atender mais propriedades e inserir o Chuá Socioambiental nas escolas do município.

O cercamento de APPs (Áreas de Preservação Permanente) é obrigatório no Código Florestal, de acordo com a Lei nº 20.922, de 16 de outubro de 2013. Dentro do cardápio de Ações do Pro Mananciais, o Colmeia definiu que o cercamento seria uma ação necessária para a conservação e restauração do Ribeirão Reserva, além de beneficiar os produtores rurais, com um gasto a menos para atender a legislação vigente. A ação de cercamento encontra-se 75% concluído, de acordo com o técnico responsável Guilherme Lima, empresa INOVESA-MG. Previsto, estimadamente pelo Colmeia 6.500 metros de cercas, 2.167 unidades de estacas e balancins e 26.000 metros de arames.

O Programa também já beneficiou, proprietário com aterramento de represa, desassoreamento de corpos hídricos e construção de bolsões, em parceria com a prefeitura Municipal de Limeira do Oeste, Secretária de Obras e Estradas e de Meio Ambiente.

Está previsto mais ações desse gênero para este ano e também curvas de nível com parceria da Secretaria de Agricultura.

Tem previsto também o Plantio de 17.000 mudas, que serão adequadas com a sucessão ecológica e bioma da região, além de combate e controle de formigas. As mudas virão do Viveiro Ecológico Dona Euzébia LTDA, localizado na cidade de Dona Euzébia – MG. A Agrominas também de Dona Euzébia – MG, é a empresa responsável pelo plantio e manutenção de mudas no período de 1 ano.

- Publicidade -