A Campanha Outubro Rosa é encerrada com sucesso em Limeira do Oeste.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Aconteceu no último dia (29), o encerramento das ações do “Outubro Rosa 2018” na Câmara Municipal de Limeira do Oeste com o tema: Humanização na Assistência à Saúde, com a especialista em psicologia da Saúde a Psicóloga Dra. Ana Paula Basílio, professora Universitária da Faculdade FAMA da cidade de Iturama-MG, com a equipe da Atenção Primária à Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de nossa cidade.
Limeira do Oeste aderiu a campanha vestindo literalmente a camisa, vários comércios locais, escolas municipais, estadual, secretarias municipais e todas as unidades básicas de saúde, clínicas e UBS juntamente com a Secretaria de Saúde resolveram abraçar a causa, agora no final do mês foi encerrada com muito sucesso essa campanha de conscientização que tem como “objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero”.

NOVEMBRO AZUL

“Novembro Azul é uma campanha Mundial de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do Câncer de Próstata.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003 chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.

Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Brós), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículo, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros”.

Novembro Azul faz parte do calendário nacional de prevenções.

- Publicidade -